Estratégias matemáticas de estudantes com síndrome de Down diante de situações do Campo Conceitual Aditivo
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994437Palavras-chave:
Campo Conceitual Aditivo, Síndrome de Down, Material multissensorial.Resumo
Este artigo apresenta uma investigaçãosustentada na teoria de Gérard Vergnaud por meio da qual se buscou analisar as estratégias matemáticas usadas por estudantes com Síndrome de Down (SD) frente a situações do campo conceitual aditivo e apresentadas com materiais multissensoriais. As situações foram desenvolvidas com cinco estudantes com SD de quatro escolas diferentes (uma Especial e as demais regulares) e de diferentes anos escolares: três dos anos iniciais do Ensino Fundamental; um dos anos finais do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio. O trabalho foi organizado em etapas, sendo que as cinco primeiras foram destinadas a identificar os conhecimentos que os estudantes possuiam relacionados à Aritmética e a etapa 6 apresentou situações que possuiam tipologias diferentes. Os materiais para essa proposta foram desenvolvidos considerando uma perspectiva multissensorial. Cada participante desenvolveu as atividades individual e isoladamente, em dias e locais diferentes. A aplicação das atividades foi registrada em vídeo com posterior análise das ações dos participantes da pesquisa. Dentre os resultados, destaca-se a importância dos materiais multissensoriais no ensino e aprendizagem de Matemática para todos os estudantes, com destaque para aqueles com SD, evidenciando que é possível esses últimos resolverem situações do campo conceitual aditivo, desde que adaptadas às suas especificidades.
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