Sociedade, Educação, Estado e Poder: quantas relações/revelações temos nesse porvir?
how many relationships/revelations do we have in this for coming
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6213Palavras-chave:
Educação, Sociedade, Estado, PoderResumo
Trata-se de umensaio produzido a partir de muitos anos de ensino em disciplinas envolventes dos conceitos de Estado, Ciência e Teoria Política, Teorias do Estado, Educação e Sociedade e Sociologia da Educação - muitas das quais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como os desdobramentos de tais articulações são infinitos, neste ensaio, traremos tão somente um exemplo de possibilidade que se observa em tratamento interdisciplinar. Nosso destaque, neste momento, recai sobre uma análise que proposmo inicialmente aos alunos da graduação, acerca de relações globais entre Educação e Sociedade - disciplina ofertada no Departamento de Educação - na 1ª pare do texto; uma justificativa de outra disciplina (Educação, Estado e Poder) oferecida no mesmo departamento, na segunda parte; além de um possível tratamento teórico-conceitual da tipologia do próprio Estado (3ª parte).
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor. Educação, democracia e Direitos Humanos. Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, mai. 1997.
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 3ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.
BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BAUMAN, Zygmunt. Vigilância Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia. Lua Nova, Revista de Cultura e Política. São Paulo, 38, 1996a.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, Antonio. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: FORACCH, Marialice Mencarini (org). Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
CANOTILHO, José Joaquim Goes. Estado de Direito. Lisboa: Gradiva, 1999.
CHACON, Vamireh. A construção da brasilidade: Gilberto Freyre e sua geração. São Paulo: Marco Zero, 2001.
CHEVALLIER, Jacques. O Estado Pós-Moderno. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 21ª ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: FORACCH, Marialice Mencarini (Org.). Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
EINSTEIN, Albert. Escritos da Maturidade: Ciência, Religião, Racismo, Educação e Relações Sociais. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.
FERNANDES, Fernandes. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FERNANDES, Fernandes. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993.
FLEINER-GERSTER, Thomas. Teoria geral do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
GADOTTI, Moacir. A educação contra a educação: o esquecimento da educação e a educação permanente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. In: Carlos Nelson Coutinho (Org.). Nicolau Maquiavel II. Volume III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais: o Princípio Educativo. Volume II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000c.
HIRSCH, Joachim. Teoria Materialista do Estado. Rio de Janeiro: Revam, 2010.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Coleção Os Pensadores. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
IANNI, Octávio. A ideia de Brasil moderno. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
INTÉRPRETES DO BRASIL. Volumes I, II, III. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002.
JELLINEK, Georg. Teoria General del Estado. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.
KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LEBRUN, Gerard. O que é poder? 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LÊNIN, V.I. O Estado e a Revolução. São Paulo: Hucitec, 1986.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
MACHADO DE ASSIS. O alienista. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2014.
MAQUIAVEL, Nicolau. A mandrágora. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. Fascismo Nacional – Necrofascismo. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. Teorias do Estado: metamorfoses do Estado Moderno. São Paulo: Scortecci, 2013.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. A rede dos cidadãos: a política na Internet. Tese de doutorado. São Paulo : Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), 2001.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Escritos de juventud. 1ª reimpresión. México : Fondo de Cultura Económica. 1987.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis: Vozes, 1993.
MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.
MARX, Karl. O 18 Brumário e cartas a Kugelmann. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
MARX, Karl. Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes: 2003, pp. 03-08.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MILLS, Charles Wright. Educação e classe social. In: FORACCH, Marialice Mencarini (Org.). Educação e Sociedade. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1979.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, Saber, Produção em Marx e Engels. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
PAIVA, Vanilda; RATTNER, Henrique. Educação permanente & capitalismo tardio. São Paulo: Cortez, 1985.
RAMOS, Graciliano. Relatórios do prefeito de Palmeira dos Índios. Coleção EntreLivros. São Paulo: Record: 2006.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 91ª ed. São Paulo: Record, 2003.
ROBERTS, J. M. O livro de ouro da história do mundo: da pré-história à idade contemporânea. 12ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. Pedagogia Histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1987.
WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2003.
WEBER, MAX. Ciência e Política: duas vocações. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993.
WEBER, MAX. O Estado Racional. In: Textos selecionados (Os Pensadores). 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 157-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicio Carrilho Martinez, Vinicius Alves Scherch, João Paulo Laranjo Velho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-12-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31