Sentidos e significados da educação física para alunos do 1º ano do ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994073

Palavras-chave:

Educação Física, Prática pedagógica, Conteúdos curriculares.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar o que pensam, o que aprendem e o que significam as aulas de Educação Física para alunos do 1º ano do Ensino Médio integrado do IFMT, a partir da relação epistêmica com os saberes apresentados a eles no decorrer de um período letivo. A pesquisa teve como base os pressupostos da pesquisa-ação, contando com a participação de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio integrado e foi realizada durante o período de um ano letivo. Foram realizadas três espirais cíclicas de ação-reflexão-ação e, para este artigo, os dados apresentados correspondem aos dados coletados no terceiro grupo focal, o qual encerrou a pesquisa-ação. Os resultados demonstraram mudanças de pensamento dos alunos em relação às aulas de Educação Física que tiveram no Ensino Fundamental, corroborando os objetivos propostos do componente curricular para o Ensino Médio. A coeducação foi destaque nas manifestações dos alunos, indicando a prática pedagógica do professor como elemento central para a efetivação e legitimação da Educação Física na escola. Os alunos não apenas apontaram os conteúdos apreendidos, mas os relacionaram à sua vida, estabeleceram relação entre os saberes e o mundo, relacionando também os conceitos apreendidos para além da sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2012.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia, ciência e profissão [online]. 2006, vol.26, n.2, pp.222-245.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

BARROSO, André Luís Ruggiero; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Esporte. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí, RS: Unijuí, 2017, p. 253-275.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí, RS: Unijuí, 2009.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JUNIOR, H.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão, SE: Editora da UFS, 2009.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. 2005.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

GUIMARÃES, Valter Soares. O grupo focal e o conhecimento sobre identidade profissional dos professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006, p. 149-163.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 177–197.

SANTANA, Wilton Carlos; REIS, Heloísa Helena Baldy. A pedagogia do esporte e o desafio de educar para a autonomia. In: MOREIRA, Evando Carlos. (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 2. Jundiaí, SP: Fontoura, 2006, p. 133-152.

SORIANO, Raúl Rojas. Manual de pesquisa social. Petropólis, RJ: Vozes, 2004.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. Sentidos e significados da educação física para alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4073069, 2021. DOI: 10.14244/198271994073. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4073. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-03-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-06-16
##plugins.generic.dates.published## 2021-12-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)