Proposta pedagógica para o ensino da Educação Física em Cuiabá: Relatos de uma formação continuada

Autores

  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raquel Stoilov Pereira Centro Universitário de Várzea Grande
  • Tomires Campos Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eliane Souza Oliveira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana Aparecida de Paula Schüller Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991049

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991049

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaboração de uma proposta pedagógica de ensino da Educação Física para a rede municipal de ensino de Cuiabá-MT, Brasil, tendo por base os pressupostos de formação continuada, o trabalho colaborativo e a produção do conhecimento docente. Como metodologia, durante o projeto, realizaram-se reuniões mensais entre pesquisadores e 150 professores da rede municipal, com vistas a diagnosticar a realidade existente nas escolas, estabelecer objetivos para o ensino, bem como conteúdos, carga horária e procedimentos avaliativos no desenvolvimento das aulas de Educação Física. Os procedimentos para a elaboração da proposta basearam-se numa relação dialógica entre os professores de Educação Física da rede municipal e os professores pesquisadores. Nessas reuniões, os assuntos foram abordados, inicialmente, pelos pesquisadores e, posteriormente, discutidos entre os professores que apresentavam suas considerações e sugestões para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos. Após os debates e reflexões entre os professores, os pesquisadores realizavam as compilações necessárias e, em seguida, apresentavam os estratos dos debates. Assim, iniciavam-se novas discussões da temática seguinte. Como produto final do trabalho, a proposta pedagógica foi publicada em formato de um livro texto, distribuído para todas as escolas e professores de Educação Física da rede municipal, sendo a sua aplicação uma nova etapa de trabalho desenvolvida, a partir de outra parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso e a rede municipal de Ensino de Cuiabá, já em decurso, com um processo de formação continuada para os anos de 2013 e 2014.

Palavras-chave: Educação física, Proposta pedagógica, Professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso

Raquel Stoilov Pereira, Centro Universitário de Várzea Grande

Professora Mestre do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG

Tomires Campos Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Mestre da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Eliane Souza Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Mestre da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Juliana Aparecida de Paula Schüller, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Mestre da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Downloads

Publicado

25.11.2014

Como Citar

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos; SANTOS, Eliane Souza Oliveira dos; SCHÜLLER, Juliana Aparecida de Paula; GOMES, Cleomar Ferreira. Proposta pedagógica para o ensino da Educação Física em Cuiabá: Relatos de uma formação continuada. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 266–277, 2014. DOI: 10.14244/198271991049. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1049. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2014-05-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-08-05
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25