O Desenvolvimento da Linguagem Escrita da Criança: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993961

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Primeiro ciclo do ensino fundamental, Teoria histórico-Cultural.

Resumo

Este ensaio resulta de uma reflexão teórica de uma pesquisa de doutorado. O objetivo é o exercício de reflexão, a partir da Teoria Histórico-Cultural, sobre os princípios teóricos e metodológicos que podem favorecer o desenvolvimento da linguagem escrita da criança no contexto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em contraposição a uma concepção de escrita como técnica, cuja apropriação dependeria de exercícios práticos e sem o estabelecimento de uma situação comunicativa significativa para a criança. A partir de uma revisão dos principais conceitos de Vigotski (1997c), Luria (2006) e de outros autores em relação à formação e ao desenvolvimento da linguagem escrita como sendo uma função psíquica humana, compreende-se a linguagem escrita como uma atividade cultural e simbólica, cujo processo de apropriação acontece desde a primeira infância. Conclui-se que as diferentes maneiras utilizadas pela criança pequena para atribuir sentido ao mundo – o gesto indicativo, o jogo de papéis sociais e o desenho como instrumento – contribuem para desenvolver a capacidade gráfica para expressar, a qual se torna cada vez mais sofisticada à medida que a criança se apropria dos signos escritos, com base em indícios visuais, e da atividade de linguagem realizada por meio deles em atividades educativas intencionalmente planejadas para atingir esse objetivo, favorecendo o pleno desenvolvimento de crianças autoras e leitoras de textos.

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Biografia do Autor

Anderson Borges Corrêa, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME)

Professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG. Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Marília. Mestre em Educação Escolar pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

31.10.2023

Como Citar

CORRÊA, Anderson Borges. O Desenvolvimento da Linguagem Escrita da Criança: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3961066, 2023. DOI: 10.14244/198271993961. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3961. Acesso em: 22 dez. 2024.
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