Novos professores na América Latina: os desafios em tempos incertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996413

Palavras-chave:

América Latina, Novos professores, Políticas de inserção, Pós-pandemia.

Resumo

O artigo apresenta a situação dos novos professores na América Latina, e se concentra nas dificuldades que enfrentam, as iniciativas para seu desenvolvimento profissional e os desafios do pós-pandemia. Com base na revisão da literatura e nas pesquisas anteriores de um dos autores, examina-se o cenário atual em que professores iniciantes começam e iniciam sua prática profissional. Identificam-se as principais dificuldades que os professores enfrentam nos seus primeiros dias de aula, como por exemplo o planejamento pedagógico, a personalização do ensino, a motivação dos alunos, a atenção aos diferentes ritmos de aprendizagem e a gestão da disciplina na sala de aula. Também são analisadas as diferentes iniciativas promovidas pelos países, dando especial atenção à figura dos mentores. A rede de fatores envolvidos no sucesso e fracasso de várias intervenções identificadas também é examinada neste artigo. O trabalho aborda um dos desafios mais importantes que os professores iniciantes que atuam em contextos vulneráveis têm hoje em dia: o nivelamento dos alunos que sofreram perda de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Embora as evidências ainda sejam muito recentes, não há dúvida de que as consequências da pandemia afetaram com maior ênfase o trabalho dos novos professores.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Vaillant, Universidad ORT Uruguay

Doutora em Educação pela Université du Québec à Montréal (Canadá). Decana do Instituto de Educação da Universidad ORT Uruguay. Diretora acadêmica do Doutorado em Educação, Instituto de Educação, Universidad ORT Uruguay. Membro da Comissão Honorária e investigadora nível III, área de Ciências Sociais, subárea Ciências da Educação, Sistema Nacional de Investigadores (SNI).

Yael Ferreira, Universidad ORT Uruguay

Licencianda em Comunicação Jornalística pela Universidad ORT Uruguay. Responsável pelo conteúdo web do Instituto de Educação da Universidad ORT Uruguay. Editora da revista Cuadernos de Investigación Educativa.

Referências

ÁVALOS, Beatrice. Learning from Research on Beginning Teachers. In: LOUGHRAN, John y HAMILTON, Mary Lynn (Ed.). International Handbook of Teacher Education. Singapur: Springer, 2016, 487-522.

ÁVALOS, Beatrice; VALENZUELA, Juan Pablo. Education for all and attrition/retention of new teachers: A trajectory study in Chile. International Journal of Educational Development, v. 49, 279-290, 2016.

BECA, Carlos Eugenio; BOERR, Ingrid. Políticas de inducción a profesores nóveles: experiencia chilena y desafíos para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, n. 1, 1-23, 2020.

BERTONI, Eleonora et al. Teacher Policies, Incentives, and Labor Markets in Chile, Colombia, and Education for all and attrition/retention of new teachers: A trajectory study Peru: Implications for Equality. Nueva York: BID, 2018.

CENTRO DE PERFECCIONAMIENTO, EXPERIMENTACIÓN E INVESTIGACIONES PEDAGÓGICAS. Programa de Inducción y Mentorías. Disponible en:

https://www.cpeip.cl/mentoria-docente/. Acceso en: abril, 2023.

COMISIÓN NACIONAL PARA LA MEJORA CONTINUA DE LA EDUCACIÓN. Programa de formación para la inserción de docentes 2021-2026. Educación media superior. Ciudad de México: Gobierno de México y Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación, 2021.

CUENCA, Ricardo. Las carreras docentes en América Latina. La acción meritocrática para el desarrollo profesional. París: UNESCO-OREALC, 2015.

DÍAZ SACCO, Alessandra. Movilidad de profesores principiantes: una revisión sistemática de la literatura. Revista Complutense de Educación, v. 32, n. 3, 395-404, 2021.

FEIMAN-NEMSER, Sharon. From preparation to practice, designing a continuum to strengthen and sustain teaching. Teachers College Record, v. 10, n. 6, 1013-1055, 2000.

INGERSOLL, Richard; STRONG, Michael. The Impact of Induction and Mentoring Programs for Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 81, n. 2, 201-233, 2011.

MANCEBO, María Ester; COITINHO, Virginia. Desafíos profusos, certezas limitadas: la inserción profesional de los noveles profesores uruguayos a la luz de la experiencia comparada. Integración y Conocimiento, v. 10, n. 1, 105-124, 2021.

MANCEBO, María Ester; VAILLANT, Denise. Programas de recuperación de aprendizajes: evaluación de la evidencia y el potencial para América Latina. Washington: Diálogo Interamericano, 2022.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo Profesional Docente: ¿Cómo se Aprende a Enseñar? Madrid: Narcea, 2016.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, 1224-1249, 2017.

MARCELO GARCÍA, Carlos; MARCELO MARTÍNEZ, Paula. Empezar con buen pie:

experiencias de programas de inducción y acompañamiento a docentes de nuevo ingreso. Barcelona: Octaedro, 2022.

OREALC/UNESCO. Antecedentes y criterios para la elaboración de políticas docentes en América Latina y el Caribe. Santiago de Chile: OREALC/UNESCO, 2012.

RESÉNDIZ MELGAR, Norma Nélida. Inserción profesional y tutoría (mentoría) para docentes de nuevo ingreso en Educación Básica en República Dominicana, Colombia y México. Práxis Pedagógica, v. 19, n. 25, 110-141, 2019.

VAILLANT, Denise. Estudio exploratorio sobre los modelos organizacionales y pedagógicos de instituciones dedicadas a la formación docente inicial: un análisis en clave comparada. Buenos Aires: INFOD & IIPE-UNESCO, 2018.

VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en América Latina: algunas certezas, muchos desafíos. In: MARCELO GARCÍA, Carlos y MARCELO MARTÍNEZ, Paula (Org.). Empezar con buen pie: experiencias de programas de inducción y acompañamiento a docentes de nuevo ingreso. Barcelona: Octaedro, 2021a.

VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en América Latina: hacia la integralidad de las políticas. Profesorado, v. 25, n. 2, 79-97, 2021b.

VAILLANT, Denise. Políticas de inserción docente en Latinoamérica: una revisión del estado del arte (informe de investigación inédito). Montevideo: Universidad ORT Uruguay, 2022.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. El A, B, C y D de la formación docente. Madrid: Narcea, 2015.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

VAILLANT, D.; FERREIRA, Y. Novos professores na América Latina: os desafios em tempos incertos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6413005, 2024. DOI: 10.14244/198271996413. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6413. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-04-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-08-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30