Reflexões sobre a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico: illusio e meritocracia (Reflections on the production of knowledge in the academic-scientific field: illusio and meritocracy)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993544Resumo
This article aims to discuss the production of knowledge in the academic-scientific field within the scope of the new university that exists in the XXI century in which the production of raw material knowledge is privileged, focused on the interests of the market. It is a bibliographical research, based on Pierre Bourdieu’s theoretical concepts, which help in the comprehension of the characteristics of the scientific field, marked by the dialectical pair knowledge and interest (illusio), highlighting the particularities of the production of knowledge centered on productivism and supported by the idea of meritocracy, structuring element of the academic-scientific field. It is understood that all social fields undergo resignifications, transformations or changes according to the historical context in which they are inserted and, in this regard, in the field of the research and the production of scientific knowledge there are, beyond the productivism, the competitive struggle for prestige and power, attitudes, actions and collaborative practices between the researchers. In conclusion, the understanding of the intrinsic and extrinsic characteristics of the scientific field, revealing the relations of power and domination that engender the production of knowledge, can expand the possibilities of constitution of a new emancipatory education project for human beings, contributing to the overcoming of the current productive and meritocratic professional habitus that conforms the illusio of researchers and students in the academic field.
Resumo
Este artigo visa problematizar a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico, no âmbito da nova universidade que se configura no século XXI, em que se privilegia a produção do conhecimento matéria-prima, voltado para os interesses do mercado. Trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamentada em conceitos teóricos de Pierre Bourdieu, que auxiliam na compreensão das características do campo científico, marcado pelo par dialético conhecimento e interesse (illusio), evidenciando as particularidades da produção do conhecimento centrado no produtivismo e respaldado pela ideia de meritocracia, elemento estruturante do campo acadêmico-científico. Entende-se que todos os campos sociais passam por ressignificações, transformações ou mudanças de acordo com o contexto histórico em que estão inseridos e que, nesse sentido, no campo da pesquisa e da produção do conhecimento científico existem, para além do produtivismo e da luta concorrencial por prestígio e poder, atitudes, ações e práticas colaborativas entre os pesquisadores. Conclui-se que a compreensão das características intrínsecas e extrínsecas do campo científico, desvelando as relações de poder e dominação que engendram a produção do conhecimento, possa ampliar as possibilidades de constituição de um novo projeto de educação emancipatória para os seres humanos, contribuindo para a superação do atual habitus profissional produtivista e meritocrático que conforma a illusio de pesquisadores e estudantes no campo acadêmico.
Resumen
Este artículo tiene por objeto problematizar la producción del conocimiento en el campo académico-científico en el ámbito de la nueva universidad que se configura en el siglo XXI en que se privilegia la producción del conocimiento materia prima, orientado hacia los intereses del mercado. Se trata de una investigación bibliográfica, fundamentada en conceptos teóricos de Pierre Bourdieu, que auxilian en la comprensión de las características del campo científico, marcado por el par dialéctico conocimiento e interés (illusio), evidenciando las particularidades de la producción del conocimiento centrado en el productivismo y respaldado por la idea de meritocracia, elemento estructurante del campo académico-científico. Se entiende que todos los campos sociales pasan por resignificaciones, transformaciones o cambios de acuerdo con el contexto histórico en que están insertos y que, en ese sentido, en el campo de la investigación y de la producción del conocimiento científico existen, además del productivismo, de la lucha competitiva por prestigio y poder, actitudes, acciones y prácticas colaborativas entre los investigadores. Se concluye que la comprensión de las características intrínsecas y extrínsecas del campo científico, desvelando las relaciones de poder y dominación que engendran la producción del conocimiento, puedan ampliar las posibilidades de constitución de un nuevo proyecto de educación emancipatoria para los seres humanos, contribuyendo a la superación del actual habitus profesional productivista y meritocrático que conforma la illusio de investigadores y estudiantes en el campo académico.
Palavras-chave: Educação superior, Produção do conhecimento, Relações de poder, Meritocracia.
Keywords: Higher education, Production of knowledge, Power relations, Meritocracy.Palabras clave: Educación superior, Producción del conocimiento, Relaciones de poder, Meritocracia.
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