Educação e conhecimento: a torre de Babel, o caleidoscópio, os jovens e o novo
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199158Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as formas de construção de conhecimento da realidade sendo esta fragmentada, caótica, em des-ordem, a partir de imagens-metáforas da Torre de Babel e do caleidoscópio. Permeando isso, em diálogo com literatura e com filmes, apresentamos a possibilidade de surgimento de novo, do original, do inovador, ao lado da presença do tradicional, especialmente trazidos pelo potencial revolucionário dos jovens ou da juventude. O contato com o novo carrega em si o potencial para se romper com o que está estabelecido, trazendo a possibilidade da transformação, através do uso da imaginação, da criatividade, da criação, da projeção e da realização – e os jovens podem ser os propiciadores ou os instauradores dessa outra ordem.
Palavras-chave: jovens, juventude, construção de conhecimento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-11-14
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-27