Os registros dos professores: Memórias e reflexões sobre a prática educacional na primeira infância

Autores

  • Elaine Ferraresi Serediuk Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP
  • Renata Sieiro Fernandes entro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991020

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991020

Este artigo se refere a uma pesquisa de mestrado em andamento que traz reflexões acerca dos registros realizados por professores na educação infantil que atuam na região leste da rede municipal na cidade de Campinas/SP, Brasil. O interesse é pelas razões de produção dos registros e para quem se destinam. Para tanto, leva em consideração a maneira como os profissionais percebem o cotidiano e suas práticas por meio de observações e das escolhas de episódios selecionados para os registros que realizam ou não (sob a forma de imagens, fotos, filmagens, anotações, produções das crianças) e as possíveis reflexões que surgem a partir deste ato. O objetivo é verificar se a necessidade e a importância do registro por parte dos professores se referem a uma parte constituinte de suas práticas diárias. A pesquisa sobre a prática docente se vale de uma metodologia qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário para mapeamento exploratório das práticas e posterior entrevistas individualizadas com os sujeitos da pesquisa, que compõem uma amostra menor, permitindo se debruçar sobre os dados e os processos de reflexão implicados no pensar sobre o fazer docente. Para aprimoramento do questionário, oito voluntárias de outras regiões do município se propuseram a respondê-lo e os resultados estão delineados neste artigo, como parte importante para a reconstrução deste instrumento de coleta de dados.

Palavras-chave: Registros, Documentação, Educação infantil, Prática docente.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Ferraresi Serediuk, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP

2013-Mestrado em andamento em Educação.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.

Renata Sieiro Fernandes, entro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP; Pedagoga pela Faculdade de Educação (UNICAMP), mestre e doutora em Educação (UNICAMP). rsieirof@hotmail.com. F: (19) 996567780.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

SEREDIUK, E. F.; FERNANDES, R. S. Os registros dos professores: Memórias e reflexões sobre a prática educacional na primeira infância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 68–85, 2014. DOI: 10.14244/198271991020. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-09-23
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25