Os registros dos professores: Memórias e reflexões sobre a prática educacional na primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991020Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991020
Este artigo se refere a uma pesquisa de mestrado em andamento que traz reflexões acerca dos registros realizados por professores na educação infantil que atuam na região leste da rede municipal na cidade de Campinas/SP, Brasil. O interesse é pelas razões de produção dos registros e para quem se destinam. Para tanto, leva em consideração a maneira como os profissionais percebem o cotidiano e suas práticas por meio de observações e das escolhas de episódios selecionados para os registros que realizam ou não (sob a forma de imagens, fotos, filmagens, anotações, produções das crianças) e as possíveis reflexões que surgem a partir deste ato. O objetivo é verificar se a necessidade e a importância do registro por parte dos professores se referem a uma parte constituinte de suas práticas diárias. A pesquisa sobre a prática docente se vale de uma metodologia qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário para mapeamento exploratório das práticas e posterior entrevistas individualizadas com os sujeitos da pesquisa, que compõem uma amostra menor, permitindo se debruçar sobre os dados e os processos de reflexão implicados no pensar sobre o fazer docente. Para aprimoramento do questionário, oito voluntárias de outras regiões do município se propuseram a respondê-lo e os resultados estão delineados neste artigo, como parte importante para a reconstrução deste instrumento de coleta de dados.
Palavras-chave: Registros, Documentação, Educação infantil, Prática docente.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-09-23
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25