Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991061Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991061
O artigo apresenta resultado de análise realizada em relatórios de estágio em Gestão Educacional de um curso de Pedagogia, com o objetivo de captar facetas das relações estabelecidas entre professores, alunos, funcionários e a equipe gestora em duas escolas da rede pública estadual paulista, situadas na periferia da Região Metropolitana, e assim explicitar modos de funcionamento da organização do trabalho pedagógico. Discute-se as formas como os estagiários identificam ações que favoreçam ou não a participação coletiva na tomada de decisões, ao observarem a dinâmica das relações estabelecidas entre os sujeitos, nas instituições onde realizaram seus estágios. Três eixos de análise foram estruturados: perfil das equipes gestoras; relação da equipe de gestão com os professores; gestão e inclusão, tendo como referência Blase (2000). De acordo com as análises, percebeu-se que a organização do trabalho pedagógico nas duas escolas pôde ser identificada ora com uma forma mais democrática, que supõe o envolvimento dos diversos atores escolares; ora com uma forma mais centralizadora, face aos muitos problemas e insatisfações que surgem no cotidiano, revelando o não reconhecimento daquela gestão como representativa do grupo. Tais perfis exemplificadores explicitam formas de se estabelecer relações na escola, favorecendo ou não a participação em momentos de tomadas de decisão. Mostram, também, que não há modelos puros de gestão escolar. Essas questões necessitam ser tensionadas a fim de se problematizar as relações de poder existentes nas escolas, em realidade social marcada por contradições.
Palavras-chave: Gestão escolar, Relações sociais na escola, Cotidiano escolar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-22
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-27