Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia

Autores

  • Elis Regina dos Santos Viegas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hiraldo Serra Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199987

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199987

Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.

Palavras-chave: Formação inicial, Educação matemática, Conhecimento científico, Processo ensino-aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação, Faculdade de Educação.

Hiraldo Serra, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto III da Faculdade de Educação.

Currículo e ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

VIEGAS, E. R. dos S.; SERRA, H. Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 196–210, 2015. DOI: 10.14244/19827199987. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/987. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-03-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-16
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-27