Categorização do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6531

Palavras-chave:

Atividade Lúdica, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Infantil

Resumo

Quando pensamos na escola de educação infantil, o jogo é algo presente, porém nem sempre explorado em suas potencialidades, visando uma formação desenvolvente da criança pequena. Nesse cenário, o jogo acaba representado um momento de recreação e pausa das atividades de sala de aula. Parte dessa problemática, segundo nosso entendimento, está na ausência de uma organização didática do conteúdo jogo para a educação pré-escolar. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi propor uma categorização inicial do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal, auxiliando o professor em sua prática de ensino. À luz do método materialismo histórico-dialético, realizou-se um estudo de natureza teórico-conceitual que buscou fazer uma primeira aproximação da categorização do jogo como conhecimento a ser socializado na pré-escola. Como resultado, a literatura da área mostrou o jogo como um conteúdo pouco explorado na educação infantil e associado, de forma equivocada, a brincadeiras de parque ou recreação, seguindo o propósito de desenvolvimento motor e divertir. Nesse contexto, uma categorização inicial do jogo para a pré-escola foi uma demanda própria do estudo, organizando os jogos em categorias, subcategorias, aspectos essenciais e atividades da cultura corporal vinculadas. Assim, o papel do jogo na ontogênese da criança é gestar a cultura corporal mediante sua prática. Como conclusões do estudo, destacamos que apesar das limitações relacionadas à categorização proposta necessitar ser testada/aperfeiçoada, inclusive em uma pesquisa de campo, elaboramos uma primeira aproximação desse tema, encorajando futuras investigações e o reconhecimento do jogo como um conhecimento escolar na pré-escola.

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Biografia do Autor

Rafael Oliveira de Antonio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)/FCLAr

Possui mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Araraquara, e graduação em Educação Física pela UNESP, Câmpus de Bauru. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, educação infantil e cultura corporal.

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Publicado

25-10-2024

Como Citar

ANTONIO, R. O. de. Categorização do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6531151, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6531. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6531. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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