Um olhar sobre a mobilização de conhecimentos matemáticos próprios da docência no Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996240

Palavras-chave:

Educação Matemática, Matemática acadêmica, Matemática escolar, Licenciatura em Matemática, Pibid.

Resumo

A participação no Pibid e sua relevância para a formação inicial de professores de Matemática tem sido amplamente documentada. Contudo, ainda são poucos os estudos que investigam os conhecimentos matemáticos mobilizados Pibid. Visando avançar nessa compreensão, procurou-se neste artigo desvelar conhecimentos matemáticos, próprios da docência, mobilizados no âmbito do Pibid Matemática de um Instituto Federal de Minas Gerais a partir de memórias e produções de dois egressos do programa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa no qual os dados foram produzidos a partir de documentos (relatórios e um Trabalho de Conclusão de Curso) e de uma entrevista semiestruturada realizada com os egressos. Os dados foram analisados à luz das noções de matemática escolar e matemática acadêmica desenvolvidos por Moreira e colaboradoras e organizados em dois eixos: conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do Pibid e, conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados em um Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados sugerem que, na maioria das ações e interações vivenciadas pelos pibidianos, predomina uma tentativa bem-intencionada de adaptar a matemática acadêmica ao trabalho com a Educação Básica. Contudo, raros foram os indícios de matemática escolar presentes nas ações relacionadas ao programa, ainda que se verifique uma atenção às demandas da prática docente. Nesse sentido, conclui-se que o Pibid poderia ampliar suas contribuições compreendendo a matemática escolar como conteúdo específico da formação docente e proporcionando aos licenciandos oportunidades de desenvolvimento de conhecimentos matemáticos próprios da docência.

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Biografia do Autor

Nathalia Luiza Soares Peixoto, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)/Escola Estadual Odilon Behrens

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2022). Possui Especialização em Tópicos em Matemática, pela Faculdade Futura (2018). Graduada em Matemática (Licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (2016). Atualmente é professora de Matemática - Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. Atua no Ensino Superior desde 2003, em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Educação Matemática. Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos (2007 a 2013). Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM entre 2013 a 2015. Coordenou o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP entre 2009 e 2012 e de 2016 a 2018. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Educação (Mestrado e Doutorado), ambos da UFOP. É membro dos Grupos: HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática) e NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP). É parecerista de revistas nacionais e internacionais. Orienta pesquisas de Doutorado, Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; Conhecimentos matemáticos para o ensino; História da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

PEIXOTO, N. L. S. .; FERREIRA, A. C. . Um olhar sobre a mobilização de conhecimentos matemáticos próprios da docência no Pibid. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6240088, 2023. DOI: 10.14244/198271996240. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6240. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13