Desenvolvimento profissional e saberes docentes de professores(as) de matemática ao participarem do programa PARFOR/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996227

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Conhecimento Especializado, Professores(as) de Matemática, PARFOR.

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender como os(as) professores(as) de Matemática do Ensino Básico do município de Itacoatiara-AM, que participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), produziram e/ou mobilizaram seus saberes docentes. Visando responder “como os (as) professores (as) de Matemática do Ensino Básico, do município de Itacoatiara-AM, se desenvolveram profissionalmente, produziram e/ou mobilizaram os saberes docentes ao participar do Programa PARFOR?” - e defender a tese que os(as) professores(as) de Matemática perceberam tanto contribuições como limitações da formação ofertada pelo PARFOR, que impactaram seu desenvolvimento profissional e influenciaram na produção e mobilização de seus saberes docentes. O referencial adotado se apoia na constituição dos saberes necessários e/ou conhecimento especializado do(a) professor(a) de Matemática. A metodologia foi um Estudo de Caso, com uma abordagem qualitativa, com: pesquisa documental sobre o Programa; entrevistas semiestruturadas com um coordenador institucional, quatro professores(as) formadores(as) e cinco professores(as) egressos(as); questionários eletrônicos; narrativas autobiográficas; observação de aulas on-line; plano de aulas e/ou sequências didáticas; avaliação de conhecimento especializado com dez professores(as) cursistas; diário de bordo da pesquisadora. A análise interpretativa apresentou como foco a triangulação dos dados mediante a construção de categorias decorrentes do confronto com os referenciais teóricos sobre saberes docentes e conhecimento especializado do professor de Matemática. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades e limitações apresentadas, os(as) professores(as) construíram e/ou mobilizaram seus saberes durante sua formação e no exercício da docência aos quais constituíram indicadores de desenvolvimento profissional expressados no seu conhecimento especializado e em suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Ana Acácia Pereira Valente, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2003) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UEA) na linha de pesquisa em Formação de Professores (2022). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, atuando no Departamento de Matemática no Instituto de Ciências Exatas - ICE.

Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Atuou como: docente na licenciatura de matemática; Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Supervisor de PIBID e Pró-Docência. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT e GEPLIMAC - UFAC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - UFMT. Membro do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC (Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC. Parecerista de vários periódicos nacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada; Desenvolvimento Curricular; Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar. 

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

VALENTE, A. A. P.; MELO, G. F. A. de. Desenvolvimento profissional e saberes docentes de professores(as) de matemática ao participarem do programa PARFOR/AM . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6227092, 2023. DOI: 10.14244/198271996227. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6227. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13