Uso do livro didático de biologia por professores de uma escola pública do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5521Palavras-chave:
cResumo
O livro didático, apesar de não ser o único, é o principal recurso didático utilizado em sala de aula e apresenta diversas definições e funções. A quase totalidade das pesquisas realizadas sobre o tema no Brasil não tem como foco o seu uso. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral verificar se e como o professor fez uso do livro didático (LD) de biologia PNLD 2018 em uma escola pública de ensino médio regular na Região Administrativa do Gama (RA II), Distrito Federal, Brasil. No transcorrer do 2º semestre de 2018, no papel de pesquisador observador não participante, foram realizadas observações de 38 aulas de cinco professores de biologia regentes no turno diurno. A coleta de dados foi também realizada por meio de um caderno de campo e entrevistas qualitativas semiestruturadas com os participantes, sendo a análise de dados pautada nas funções exercidas pelos livros didáticos. A análise dos dados permitiu concluir que os professores utilizavam o livro didático de biologia de variadas maneiras, explorando suas funções de forma autônoma seja na construção do planejamento individual e em grupo e como um facilitador de aprendizagem em sala de aula. Concluiu-se também que os professores utilizaram o livro didático de biologia, tanto em sala de aula como fora dela, apoiados nas seguintes funções do LD: fonte de informações científicas, exercícios, atividades e avaliações, assim como apoio pedagógico. A função ideológica e cultural e a função documental do livro didático não foram detectadas nesta pesquisa.
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Copyright (c) 2024 Rosinaldo Melo , Carla Medeiros Y Araujo
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