As explicações (aulas particulares) no ensino secundário e superior em Portugal: apresentação de um estudo
DOI:
https://doi.org/10.14244/1982719947Resumo
Neste artigo apresentamos uma parte do trabalho em curso no âmbito de uma tese de doutoramento. Esta investigação tem como objectivo estudar o fenómeno das explicações (aulas particulares) no Ensino Secundário e Superior. Para aprofundar o nosso conhecimento sobre este fenómeno propomo-nos investigar as razões que levam os alunos a recorrerem a este tipo de serviço, a legislação existente em diferentes países para a regulamentação desta actividade e a forma como este serviço é utilizado pelos alunos. Para atingir estes objectivos iremos utilizar diferentes métodos: a consulta de bibliografia específica, a realização de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior e a realização de entrevistas a alunos, responsáveis de centros de explicações e a explicadores. Neste texto apresentamos alguns resultados preliminares obtidos através do inquérito por questionário a alunos do Ensino Superior de duas universidades portuguesas realizado no ano lectivo de 2008/2009. Esta análise preliminar mostra que o recurso a explicações é uma prática que ocorre quer no Ensino Secundário quer no Ensino Superior, embora a frequência registada no primeiro caso seja cerca de seis vezes superior à do segundo.
Palavras-chave: Explicações, Ensino Secundário, Ensino Superior, Portugal
Abstract
Private tutoring in secondary and higher education in Portugal: presentation of a piece of research
In this article we present some of the work that is currently being undertaken as part of a PhD dissertation. This research has as its goal to study the private tutoring phenomenon in secondary and higher education. To deepen our knowledge about this phenomenon we decided to explore the reasons that lead students to use this type of service, the existing legislation that regulates this activity in different countries and how this service is used by students. To attain these goals we will make use of different methods: reading specific bibliography, undertaking a questionnaire directed at higher education students and conducting interviews with students, individuals in charge of private tutoring centres and private tutors. In this text we present some preliminary results obtained through the questionnaires undertaken with higher education students attending two Portuguese universities that were collected in the 2008/2009 academic year. This preliminary analysis shows that the use of private tutoring is a practice that occurs in both secondary and higher education, although the attendance registered in the former case is about six times that of the latter.
Key words: Private tutoring, secondary education, higher education, Portugal
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##plugins.generic.dates.accepted## 2010-02-09
##plugins.generic.dates.published## 2010-02-09