Concepção de conhecimento com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994644Palavras-chave:
Concepção de conhecimento, Teoria histórico-cultural, Ensino desenvolvimental.Resumo
Na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental atribui-se grande valor à aprendizagem de conceitos científicos no desenvolvimento dos sujeitos. No entanto, sem a compreensão das razões desse valor, a educação escolar, que se pauta nos pressupostos dessas teorias, pode se limitar ao aspecto mais aparente do ensino desses conceitos e não extrair deles o potencial formativo anunciado. Por essa razão, este artigo expõe o resultado de uma investigação que buscou, na origem histórica dessas teorias, o motivo da ênfase conferida aos conceitos científicos. Identificou-se que o motivo dessa valorização está na perspectiva da formação integral assumida por essas teorias e na concepção de conhecimento própria da lógica materialista dialética, nas quais elas se fundamentam. O ato de conhecimento, de acordo com essa lógica, envolve a abstração, generalização, análise e síntese como processos do pensamento. Assim, conhecer não se restringe à verbalização do conteúdo, mas a unidade do pensamento e da palavra, o que resulta no desenvolvimento do psiquismo humano. Os conceitos científicos estão vinculados a um tipo de pensamento específico, o pensamento teórico, que é desenvolvido por meio da aprendizagem desses conceitos articulados aos processos de pensamento que lhes são próprios. Conclui-se que no campo pedagógico, a valorização do ensino de conceitos científicos deve ser acompanhada de uma visão geral da teoria, o que permite ao professor redimensionar o modo de pensar e atuar com os conceitos nas situações de ensino, aproximando a aprendizagem dos estudantes ao potencial formativo exposto teoricamente.
Métricas
Referências
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; RINGEL, Fernando. Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1020-1042, set./dez. 2016.
DAVÍDOV, Vasily Vasilyevich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVYDOV, Vasily Vasilyevich.Tipos de generalizacion en la ensenanza. Havana: Pueblo y Educacion, 1982.
DAVIDOV, Vasily Vasilyevich.; SLOBÓDCHIKOV, V. I. La enseñanza que desarrolla en la escuela del desarrollo. In: MÚDRIK, A. B. (Ed.) La educación y la enseñanza: uma mirada al futuro. Moscú: Ed. Progreso, 1991, p. 118-144.
ENGELS, Friedrich. A dialética da Natureza. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976.
KOPNIN, Pavel Vasilyevich. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª edição. São Paulo: Centauro, 1978.
LIBÂNEO, José Carlos, FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Vygotsky, Leontiev, Davydov – três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Sociedade Brasileira de História da Educação. Eixo temático: 3. Cultura e práticas escolares, 2006.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
MARX, Karl. Introdução geral da crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999.
NUÑES, Isauro Beltrán; OLIVEIRA, Marcus Vinícius de Faria. Piotr Yakovlevich. Galperin: vida e obra do criador da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos. In: LONGAREZI, Andréa Maturano.; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth; NASCIMENTO, Rubem. Lev Semionovich Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. In: LONGAREZI, Andréa Maturano.; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG, v.1, n.1, p.20-58, jan./abr. 2017.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. O método como base para reflexão sobre um modo geral de organização do ensino. In: MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima; PENITENTE, Luciana Aparecida Araújo; MILLER, Stela (Orgs.). A questão do método e a Teoria Histórico-Cultural: bases teóricas e implicações pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, p.81-96, 2017.DOI: https://doi.org/10.36311/2017.978-85-7983-879-8. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/100. Acesso em: 12 out. 2023.
TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2ª edição. Maringá: EDUEM, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-08-30
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-22