O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO SUPORTE À COMPREENSÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/%2519827199438Resumo
A compreensão de um texto, por ser um processo dinâmico de construção de sentidos, se dá a partir de uma postura reflexiva e deliberada do leitor, que precisa fazer uso de diferentes estratégias para entender as informações explícitas no texto e inferir outras, além de integrá-las num todo coerente. Este artigo discute as estratégias de natureza metacognitiva que o leitor pode acessar antes, durante e/ou após a leitura de um texto, ressaltando que diferentes textos podem demandar o uso de diferentes estratégias, sendo necessário que o leitor tome decisões acerca de quais as mais adequadas para o tipo e gênero textual em questão, além das suas próprias expectativas, contexto de leitura e necessidade emergente. A literatura da área aponta que estratégias de leitura, incluindo as de natureza metacognitiva, que levam o indivíduo a refletir sobre o seu próprio pensamento, são eficazes em ajudar o aluno a desenvolver sua compreensão e superar dificuldades. Sendo assim, podem e devem ser ensinadas, pois este ensino é essencial para a formação de leitores autônomos, capazes de compreender diversos tipos de texto. Existem diversas estratégias metacognitivas descritas na literatura, e o presente artigo enfoca particularmente as estratégias de monitoramento, autoexplicações e justificativas, ressaltando a importância de que os professores conheçam, fomentem o uso e auxiliem no domínio de estratégias metacognitivas na compreensão de textos.
Palavras-chave: compreensão de textos; estratégias metacognitivas; metacognição.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-28
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28