Vivências no PPGE/UFSCar e o desafio de carregar água na peneira (Living in the PPGE/UFSCar and the challenge of charging water in the peneira)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992002Resumo
The purpose of this paper is to describe a narrative from my entry in the Graduate Program in Education of the Federal University of São Carlos PPGE/UFSCar as a doctoral student in the History, Philosophy and Sociology of Education line. A brief history of the program is initially presented. Three thematic axes were used: period of enrollment and admission, main difficulties observed, contributions of the program and conclusion. The narrative was used because it is a requirement of said magazine as well as because we understand its descriptive relevance by exposing experiences and facts for analysis and understanding of a unique reality within a social context. The conclusion is that PPGE/UFSCar has contributed singularly in my training as a researcher and teacher as well as in my professional practice currently linked to basic education, expanding my possibilities of professional intervention and enrichment of critical cultural capital.
Keywords: Narrative. Postgraduate. Difficulties. Contributions.
O objetivo do presente texto é descrever uma narrativa a partir de meu ingresso no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos PPGE/UFSCar como aluno de doutorado na linha História, Filosofia e Sociologia da Educação. Inicialmente é apresentado um breve histórico do programa. Utilizou-se de três eixos temáticos, a saber: período de inscrição e ingresso, principais dificuldades observadas, contribuições do programa e conclusão. A narrativa foi utilizada por se constituir uma exigência da referida revista, bem como por se compreender a sua relevância descritiva ao expor experiências e fatos para análise e compreensão de uma realidade singular em um contexto social. A conclusão é que o PPGE/UFSCar tem contribuído de maneira singular em minha formação como pesquisador e professor, assim como no meu exercício profissional vinculado atualmente à educação básica, ampliando minhas possibilidades de intervenção profissional e de enriquecimento de capital cultural crítico.
Palavras-chave: Narrativa. Pós-graduação. Dificuldades. Contribuições.
References
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação (Pierre Bourdieu). Petrópolis: Editora Vozes, 2001. p. 33-38.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Câmara dos deputados. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei 13005, 25 de junho de 2014.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: 2016. 348p.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.
MATO GROSSO DO SUL. Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado. Lei 1102 de 10 de outubro de 1990.
MATO GROSSO DO SUL. Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul. Lei complementar 087, 31 de janeiro de 2000.
MATO GROSSO DO SUL. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS). Lei 4621 de 22 de dezembro de 2014.
NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; NERES, Celi Corrêa; BRITO, Vilma Miranda de. Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 63-75, set./dez. 2016.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Manual acadêmico do programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, 2015.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (OrgS.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2? Ed. São Paulo: Cortez; Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. p. 135-163.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2017-05-31