OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: EXPLORANDO ALGUNS DOS SEUS EFEITOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199160Resumo
No presente artigo reflectimos sobre alguns dos efeitos da publicação dos rankings na acção organizacional dos actores educativos da escola pública, nomeadamente em Portugal. Tendo em consideração que os efeitos dos rankings podem não ser lineares nem uniformes (PINTO, 2009), procuramos problematizar se os referidos rankings induzem efeitos de quase-mercado educacional. Para o desenvolvimento desta discussão, tomamos por base um estudo por nós realizado (no ano lectivo 2006/2007), junto de professores, dirigentes escolares, alunos e pais de uma escola localizada numa cidade do Douro Litoral. O quadro teórico-conceptual que sustenta a interpretação dos dados obtidos provém de diferentes abordagens conceptuais, embora de forma articulada. Por um lado, mobiliza-se conceitos da sociologia da educação crítica e, por outro, da sociologia das organizações educativas. A partir daqui, podemos afirmar que os rankings, ainda que não de modo exclusivo, contribuem para a emergência de processos de selecção social e académica dos alunos e de concorrência entre escolas; neste último caso, ganha expressão situações que classificamos como estratégias de promoção da escola e de fabricações (BALL, 2002). Práticas essas que enquadramos na imagem de escola enquanto organização de tipo organicista.Palavras-chave: rankings das escolas, fabricações, selectividade social e académica dos alunos, imagem organicista de escola.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
29-05-2011
Como Citar
MARTINS, M. F. S. OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: EXPLORANDO ALGUNS DOS SEUS EFEITOS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 91–109, 2011. DOI: 10.14244/19827199160. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/160. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2010-10-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-02-24
##plugins.generic.dates.published## 2011-05-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-02-24
##plugins.generic.dates.published## 2011-05-29