Relações étnico-raciais: Possibilidades do ensino de ciências na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991094Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991094
Tomando como ponto de partida a noção de diferença, representada pela construção do conceito de biodiversidade incorporado pelo discurso biológico, o presente artigo se justifica no sentido de apontar possibilidades para o trabalho de questões étnico-raciais na educação infantil a partir do ensino de Ciências. Pelo fato desta construção ser crucial à compreensão não só de teorias biológicas, mas também de si e dos outros, é muito importante que esse tema esteja contemplado no currículo de maneira transversal. É preciso naturalizar a diferença e, nesse movimento, o currículo surge como elemento de subjetivação de indivíduos que em seu processo de formação devem aprender a lidar com ela - e seus desdobramentos possíveis - em seu potencial produtivo, sob o viés da não exclusão.
Palavras-chave: Currículo, Educação infantil, Relações étnico-raciais, Ensino de Ciências.
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##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24