A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO REINO UNIDO: EXPANSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991008Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991008
O presente texto dedica-se a uma reflexão sobre a dinâmica da educação superior no Reino Unido e sua relação com a modernização dos sistemas de educação superior no mundo. A partir de parâmetros avaliativos empregados pelos principais programas de avaliação e distribuição de recursos para pesquisa e desenvolvimento científico, busca-se o estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de educação superior de qualidade, com base na expansão do sistema de ensino focada em critérios de competitividade internacional. Apresentada como tema-chave nas políticas de educação superior, a internacionalização protagoniza a construção de parcerias, cooperação e intercâmbios que fomentem a construção de um conhecimento diferenciado. Como indicador de qualidade, aponta para a formação de professores capazes de criar novas estratégias de ensino-aprendizagem e que atuem como facilitadores do desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimento, mediados pela tecnologia e qualificados a promover o desenvolvimento social e econômico na construção de nações competitivas que fortaleçam sua posição de liderança no cenário mundial. Em face dos critérios apontados, o posicionamento adotado por países de destacado desenvolvimento econômico é indicado como necessidade de se repensar o quadro de financiamentos para o setor educacional, com vistas à constituição de um sistema mais dinâmico e de melhor qualidade, com reduzida presença do Estado e intensa participação do mercado.
Palavras-chave: Mercantilização da educação superior, Internacionalização da educação Superior, Educação para a Inovação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01