Avaliação
Processo de Avaliação pelos Pares
1 - Os editores ao tomarem conhecimento da submissão indicam pareceristas ad-hoc, pesquisadores de reconhecida competência que investigam os conteúdos tratados no artigo, para avaliá-lo.
2 - Todos os textos são avaliados por pelo menos dois avaliadores, podendo ser designado um terceiro revisor caso os editores considerem necessária uma terceira avaliação.
3 - A editoria executiva faz os contatos com os avaliadores e disponibiliza o texto no sistema da Revista, criando login e senha para o avaliador ter acesso ao manuscrito. Periodicamente a editoria executiva verifica os prazos e lembra aos avaliadores sobre a tarefa solicitada, considerando as diretrizes de avaliação, apresentadas mais adiante.
4 - Ao tomar conhecimento dos pareceres, os editores ponderam qual será a decisão editorial. Normalmente os editores tendem a aceitar a sugestão dos avaliadores, sobre a pertinência da publicação ou não. Todos os autores recebem o teor das avaliações, estando o texto aprovado ou não. Em nenhum momento os autores ou avaliadores conhecem a identidade de um ou de outro.
5 - No caso dos pareceristas solicitarem modificações na forma ou no conteúdo, os autores devem encaminhar o texto corrigido para a Revista na data indicada, com marcações para destacar as alterações efetuadas.
6 - Quando o editor considera necessário, o texto revisado é enviado novamente para os pareceristas para que possam verificar se as alterações efetuadas atendem os pareceres emitidos.
7 - Em algumas situações, é possível proceder-se uma segunda rodada avaliativa, isto é, são designados novos avaliadores para analisar se o texto revisado está em condições para ser publicado.
8 - De posse das respostas dos pareceristas, o editor decidirá pela aprovação ou não do artigo e comunicará ao(s) autor(res) o resultado final do processo avaliativo.
9 - Uma vez que o artigo tenha sido aprovado, o editor o encaminha para edição. Neste momento, a editoria executiva providenciará a revisão final e se for o caso entrará em contato com o(s) autor(es) para correções e/ou alterações quanto a forma, a serem realizadas pelos autores.
10 - A aprovação final da submissão não garante sua imediata publicação, já que a Revista deve compor cada volume considerando a diversificação de autoria por instituições e regiões do país, além de exigir um interstício de dois anos para um mesmo autor ter uma nova publicação.
11 - Nas Diretrizes de Avaliação é possível conhecer as recomendações aos avaliadores para revisão das submissões.
Diretrizes de Avaliação
O objetivo principal da Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC é publicar artigos, ensaios e dossiês em qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. A política editorial define as seguintes categorias para a análise dos textos:
1 - Originalidade do tema, ou seu tratamento, e contribuição para a área;
2 - Relação estabelecida do artigo com a literatura, sua relevância e pertinência, considerando a área de pesquisa;
3 - Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica, na argumentação e em sua descrição;
4 - Consistência e adequação das análises, clareza das conclusões e articulação com as ideias apresentadas;
5 - As aplicações práticas e/ou para outras investigações devem ser consistentes com os resultados e conclusões do trabalho;
6 - Qualidade e clareza das ideias apresentadas, considerando a linguagem técnica do campo e o conhecimento esperado dos leitores da revista; texto objetivo, coeso e inteligível;
7 - Recomendações:
Aceitar (sem necessidade de correções de conteúdo por parte do autor)
Aceitar (condicionada às correções obrigatórias pelo(s) autor(es). Neste caso o avaliador deve informar se as alterações solicitadas são mínimas ou amplas)
Rejeitar
8 - Comentários e sugestões para o editor-chefe;
9 - Comentários e sugestões para os autores.