A biologia e metodologia das ciências naturais no curso normal no Maranhão (1946-1949)

Autori

  • Tiago Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília
  • Odaléia Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Timon

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995012

Parole chiave:

c

Abstract


Este artigo analisa a prescrição dos saberes escolares da biologia e metodologia das ciências naturais no ensino normal do Instituto de Educação do Maranhão, no período de 1946 a 1949. Para a realização deste estudo foram utilizados os programas curriculares da instituição escolar maranhense e legislação educacional vigente da época. A análise incide sobre três aspectos do currículo: a legitimidade das disciplinas escolares na legislação, seleção e distribuição dos saberes escolares e as finalidades socioculturais. O ensino de biologia no curso normal, em caráter propedêutico, obteve um processo contínuo de criação, redução e, às vezes, extinção, definindo fronteiras com a disciplina escolar biologia educacional. A ordenação dos conteúdos programáticos foi pautada pela socialização de saberes escolares da classificação, diversidade e fisiologia dos animais e plantas, muito embora, também, às vezes, direcionados para cunhos higiênicos e sanitários. No âmbito da metodologia das ciências naturais houve prevalência do discurso naturalista, com princípios e fundamentos do movimento da Escola Nova. A disposição dos saberes escolares da biologia e metodologia das ciências naturais fez ressoar suas finalidades socioculturais complementares e, ao mesmo tempo, contraditórias na formação de normalistas no final dos anos 40 do século XX.

Metriche

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Pubblicato

2024-06-25

Come citare

RODRIGUES DA SILVA, Tiago; ALVES DA COSTA, Odaléia. A biologia e metodologia das ciências naturais no curso normal no Maranhão (1946-1949). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e501241, 2024. DOI: 10.14244/198271995012. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5012. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-17
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25