Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994771Parole chiave:
cAbstract
Este artigo apresenta uma análise do currículo prescrito e o currículo apresentado ao professor referente aos conteúdos de Estatística. Foram analisados os documentos normativos BNCC e Guia do PNLD 2019 e sua relação com os manuais de orientação ao professor do 1º e 5º anos de todas as coleções aprovadas em 2019. Os resultados apontam que há consonância entre tais documentos. Nos manuais de orientação a maioria das coleções apresenta preocupação em especificar a função e habilidades necessárias a compreensão de conceitos estatísticos. Com a nova proposta de formato em U, a maioria das coleções, de ambos os anos, apresenta o objetivo da atividade e algum tipo de orientação de como o professor pode conduzir a atividade. Entretanto, há pouca sugestão de material de apoio, uso de tecnologias digitais, sugestão de avaliação e leitura complementar ao professor. Também observamos poucas atividades interdisciplinares em contextos com dados reais e envolvendo temas contemporâneos, apesar da estatística ser uma ferramenta para a compreensão do mundo físico e social. Acreditamos que cabe ao professor escolher as atividades que irá trabalhar a cada dia e complementar com outras atividades atendendo as especificidades de sua turma. O livro didático é um grande auxiliar para o ensino uma vez que criar boas atividades para todo o ano escolar, pois esse é um desafio muito árduo para os professores. Além disso, quando o manual do professor é bem elaborado pode ser um auxiliar na formação do professor.
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Copyright (c) 2024 Alissá Mariane Garcia Grymuza, Gilda Lisbôa Guimarães
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