Memória Organizacional de Boas Práticas Pedagógicas em uma Escola de Sistema Prisional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994661Parole chiave:
cAbstract
Em virtude das características que permeiam o processo de inserção da educação no sistema prisional, a rotina das escolas nesse ambiente é pouco conhecida fora do contexto dos profissionais envolvidos. No que se refere às práticas pedagógicas, não raro, ficam registradas somente na oralidade, perdendo-se ao longo do tempo. Deixa de se tornar elemento efetivo de decisões de grupo pautadas nas experiências passadas, embora se reconheça a importância desses repositórios, em especial, nesses locais em que as particularidades são, ao mesmo tempo, invisíveis e evidentes. Este artigo teve como objetivo analisar a percepção de memória organizacional de professores e pedagogos quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) que atende educandos temporariamente privados de liberdade. A análise de tais práticas foi desenvolvida pela concepção da memória organizacional como prática da Gestão do Conhecimento que permite a reutilização ou resgate de informações para a tomada de decisão. Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, aplicada aos professores e pedagogos. Foi possível identificar o reconhecimento da importância da memória organizacional pelos docentes e a existência, embora não intencional ou organizada, de um repositório de conjunto de boas práticas desenvolvidas no interior da instituição, constatando-se parcela importante de registros possuem característica visual como fotografias, filmes e vídeos.
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