COMUNICAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA BREVE REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA OFERTADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199392Abstract
O presente trabalho realiza um diagnóstico a respeito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá, Brasil. A pesquisa, sob a forma de análise de discurso e práticas pedagógicas, foi desenvolvida mediante a observação das aulas de Teoria e Prática Pedagógica I, II, III e IV ofertadas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, com vistas a verificar qual tem sido a contribuição destas disciplinas no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, bem como a influência do discurso dos professores formadores na prática dos futuros professores, tendo-se em vista que a construção do conhecimento apoia-se, de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornar públicos seus pensamentos, suas ideias, bem como comparar, negociar e modificar suas representações, concepções e crenças. A partir da análise dos dados observamos que ao abrir espaço para a participação dos alunos criando estratégias diferenciadas, o professor tem a possibilidade de nos confrontos, debates e discussões reelaborar, não só o pensamento dos discentes como seus próprios pensamentos, de forma a tornar sua mensagem mais clara e objetiva. Para alcançar os objetivos almejados, foram observadas no período de junho de 2010 a novembro de 2011 um total de 54 aulas. A análise descrita faz referência às aulas de três professores: dois deles, os professores (A) e (B), professores efetivos do departamento de Matemática, cuja formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) é na área de Matemática, e o terceiro, o professor (C) colaborador do departamento de Matemática, com mestrado na área de Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática. Os três atuavam na área da Educação Matemática, ministrando as disciplinas de Teoria e Prática Pedagógica.Palavras–chave: Comunicação; Saberes Docentes; Formação de Professores em Matemática.
Metriche
Caricamento metriche ...
##submission.downloads##
Pubblicato
2012-11-28
Come citare
D’ANTONIO, Sandra Regina; PAVANELLO, Regina Maria. COMUNICAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA BREVE REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA OFERTADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 203–227, 2012. DOI: 10.14244/19827199392. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/392. Acesso em: 22 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-24
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-24
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28