A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências (The social identity of teachers in the initial training of teachers in Science)

Autori

  • Bruno Tadashi Takahashi Universidade Estadual de Maringá
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992677

Abstract

This study examines how the socialization process in supervised training occurs and influences in construction of a teaching identity of teachers in initial formation. The theoretical basis of the research is based on the literature of social psychology, teacher identity and teacher education. The research methodology consisted of semi-structured interviews with 10 academic of Biological Sciences course and further processing of data according recurrent categories. The results suggest that socialization in the period of initial teacher education directly affects the reframing of teaching representation and recognition of belonging to the social group of teachers. The mapping of the subjective aspects that generate challenges and possibilities for the field of teacher training also indicates that it is possible to work the research related to identity as a formative principle in teaching.

Resumo
Este artigo analisa como o processo de socialização no estágio supervisionado ocorre e influencia na construção de uma identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada na literatura da psicologia social, da identidade docente e da formação de professores de Ciências. A metodologia de pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com 10 acadêmicas de um curso de Ciências Biológicas e posterior tratamento dos dados segundo categorias recorrentes. Os resultados obtidos apontam que a socialização, nesse período da formação inicial de professores, produz representações da docência e o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. O mapeamento dos aspectos identitários geram desafios e possibilidades para o campo de formação de professores e também indica que é possível trabalhar as pesquisas relacionadas à identidade como princípio formativo na docência.

Keywords: Identity, Professionalism, Supervised training.
Palavras-chave: Identidade, Profissionalismo, Estágio supervisionado.

References

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 579-594, out./dez. 2007.

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas. Psicologia em Estudo, Maringá, v.17, n. 1, p. 37-46, jan./mar., 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, 336p.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011.

DESCHAMPS, Jean-Claud; MOLINER, Pascal. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais.1ª Edição. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2009, 200p.

GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da identidade profissional docente. Psicologia: ciência e profissão [online]. 2004, v.24, n.2, p.14-23.

LIMA, Aluísio Ferreira de; CIAMPA, Antônio da Costa. Metamorfose humana em busca de emancipação: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. In: LIMA, Aluísio Ferreira de (Org.) Psicologia social crítica: paralaxes do contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 11-30.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Formação Docente, Belo horizonte, v. 1, n.1, p.109-131, ago./dez. 2009.

MARTINS, Ângela Maria; ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa; MARTINS, Maria Angélica Rodrigues. Representações sociais sobre o trabalho docente: trajetórias de formação de estudantes de licenciaturas e a construção da identidade profissional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; SOUSA, Clarilza Prado de Representações sociais: diálogos com a educação. Curitiba: Champagnat, 2012, p. 79-108.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: sabres e identidade da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8ª Edição. São Paulo: Cortez, 2012, p. 15-38.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2004, 296p.

SANTOS, Clara. Da identidade pessoal à identidade social. Interacções: Sociedade e as novas modernidades, Coimbra, v. 5, n. 8, p. 123-144, abr., 2005.

SOUSA, Clarilza Prado de.; NOVAES, Adelina de Oliveira; VILLAS BÔAS, Lucia. Representações sociais e educação: panorama dos estudos desenvolvidos pela cátedra Unesco sobre profissionalização docente. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 15, n. 25, p. 19-39, jan./jun. 2012.


Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Bruno Tadashi Takahashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e matemática pela Universidade Estadual de Maringá e docente do departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, Máringá/Paraná

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

 Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e docente do departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/Paraná

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-05-16

Come citare

TAKAHASHI, Bruno Tadashi; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências (The social identity of teachers in the initial training of teachers in Science). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1103–115, 2019. DOI: 10.14244/198271992677. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2677. Acesso em: 27 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-03-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-02-11
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-16