Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos (Organization and curriculum development through Project - Based Learning)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992129Abstract
Abstract
This paper presents the alternate pedagogy of a school located in the interior of the Sao Paulo State (Brazil), as part of the data of a masters’ research. The schools’ framework is based on Project Based Learning and its curriculum is organized on Multiple Intelligences. The framework is also supported by both the Brazilian National Curricular Parameters and the Sao Paulo State Curriculum, regarding school levels. Besides the theoretical issues, there is an exposition of an experience by the mathematics teacher and students of the 6th grade when developing a Project around the theme “From machine to cyborg” that exemplifies the pedagogical proposal of said school.
Keywords: Project-based learning, Multiple intelligences, Curriculum.
Resumo
Este artigo apresenta a natureza pedagógica diferenciada de uma escola localizada no interior do Estado de São Paulo (Brasil), como recorte da coleta de dados de uma pesquisa de mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos. A Escola apresenta como fundamentação teórica a Pedagogia de Projetos e no que diz respeito à matriz curricular, as disciplinas estão divididas de acordo com Inteligências Múltiplas e delineadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e documentos oficiais do Estado de São Paulo conforme o nível de ensino. Além dos pressupostos teóricos, há descrição de uma experiência vivenciada pela professora de matemática e por alunos do 6° ano ao desenvolverem um Projeto em torno do tema “De máquina a ciborgue” que exemplifica a proposta pedagógica da referida escola.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas, Currículo.
References
ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BONDÍA, J. L. Notes on experience and the knowledge of experience. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): Matemática. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DENZIN, N. The research act: a theoretical introduction to sociological methods. 3.ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1989. Cap.7, p.156-181. Participant observation: varieties and strategies of the field method.
DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DUQUE, M. L. W. Pedagogia de Projetos na Prevenção de Doenças Cardiovasculares. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2015.
ESCOLA MARIA PEREGRINA. Projeto pedagógico Escola Maria Peregrina. São José do Rio Preto: EMP, 200?. Disponível em: <escolamariaperegrina.com.br/escola-projeto-pedagogico> Acesso em: 12 dez. 2016.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GÁSPARI, J. C. de; SCHWARTS, G. M. Inteligências múltiplas e representações. Psicologia: teoria e pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 18, n. 3, p. 261-266, 2002.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. 3ª ed. Madri: Taurus, 2001.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LONGHI, A. J. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2005.
LOPES JR, J. L.; MAESTRO, D.C.; SPARVOLI; D.A.P. Avaliação de desempenho na área curricular de Matemática nas séries iniciais: subsídios metodológicos para a caracterização de práticas de ensino. In: PIROLA, N.A.(Org.) Ensino de ciências e matemática IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 244 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1994.
PERALTA, D. A. Formação continuada de professores de matemática em contexto de reforma curricular: contribuições da Teoria da Ação Comunicativa. 2012. 209f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência). Faculdade de Ciências. Bauru: UNESP, 2012.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Coordenação de Maria Inês Fini; coordenação de área. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação. São Paulo: SEE, 2012. 72 p.
SCUCUGLIA, R. Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 950-973, ago. 2014.
SCUCUGLIA, R. R. S.; RODRIGUES, A. F. B. A Produção de Performances Matemáticas Digitais nos Anos Iniciais do Ensino. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2015. v. 1. p. 1-13.Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-02-14
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14