As possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação” (The possible relationships of Social Education and Social Pedagogy in the program "More - Education")
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991817Abstract
The present study aimed to present the literature review of studies that discuss Social Pedagogy and Social Education in the Programa “Mais Educação” (More Education" Program) of Brazil. This research also sought to analyze in the academic production, the characteristics of the pedagogical proposals and the theoretical methodological principles of these areas that are present in this Program. The research was qualitative, of a theoretical nature and the procedures used were the literature review of articles published in periodicals indexed in the CAPES portal. This search occurred in databases Google, Google academic and SciELO in the period from August 2015 to December 2016. As results it was possible to observe that there were relations between the "More Education" Program with Social Pedagogy and Social Education in relation To the theoretical and educational and cultural practices of this program in the Dilma government (2011-2016). However, with the change from government to the Temer government in August 2016, changes occurred in the "More Education" Program, which took the name of “Programa Novo Mais Educação” (New Education Program). In addition to the name change, the characteristics and objectives of the program have been changed and are centered on the reinforcement of the Portuguese and mathematics areas. These aspects are different from the initial proposal that provided for the provision of educational, artistic and inclusive education practices, especially for students in a condition of social vulnerability. In this way, the recent proposal of the "New More Education Program" distances itself from the principles of Social Pedagogy and Social Education.
Keywords: Social pedagogy, Social education, Program "More Education".
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão de literatura de estudos que discutem a Pedagogia Social e a Educação Social no Programa “Mais Educação” do Brasil. Esta pesquisa também buscou analisar na produção acadêmica as características das propostas pedagógicas e dos princípios teóricos metodológicos dessas áreas que estão presentes nesse Programa. A pesquisa foi qualitativa, de cunho teórico e os procedimentos utilizados foram a revisão de literatura de artigos publicados em periódicos indexados no portal da CAPES. Esta busca ocorreu nas bases de dados: Google, Google acadêmico e SciELO no período de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Como resultados foi possível observar que existiam relações entre o Programa “Mais Educação” com a Pedagogia Social e Educação Social em relação aos princípios teóricos e práticas educativas e culturais desse programa no governo Dilma (2011-2016). Entretanto, com a mudança de governo para o governo Temer em agosto de 2016, ocorreram modificações no Programa “Mais Educação” que assumiu o nome de “Programa Novo Mais Educação”. Além da mudança de nome, as características e os objetivos do programa foram alterados e estão centralizados no reforço escolar nas áreas de português e matemática. Esses aspectos são diferentes da proposta inicial que previa a oferta de práticas educacionais, artísticas e educação inclusiva, principalmente para os alunos em condição de vulnerabilidade social. Dessa maneira, a proposta recente do “Programa Novo Mais Educação” se distancia dos princípios da Pedagogia Social e da Educação Social.
Palavras-chave: Pedagogia social, Educação social, Programa “Mais Educação”.
References:
BRASIL,Presidência da República. Casa Cicil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Mais Educação: Passo a Passo. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8202-11-passo-a-passo-mais-educacao-seb-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 maio 2016.
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Código de Menores. Decreto N° 7.083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010. Dispõe sobre as leis de assistência e proteção a menores. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1910-1929/D17943A. Acesso: 30 mar. 2015.
BRASIL. Portaria n. 1. 144/2016 de 10 de Outubro de 2016. Institui o Novo Programa Mais Educação que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. 2016, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=49131-port-1144mais-educ-pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em 16 jan. 2016.
CALIMAN, G. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social na Europa (Itália). Anais eletrônicos do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1, 2006, p. 1–13. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100015&script=sci_arttext. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
CALIMAN, G. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação [online], n. 23; p. 341-368, 2010. Disponível em: http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/revista.asp. Acesso em: 10 maio. 2016.
CAMORS, J. et al. Reflexiones sobre las prácticas educativas en Brasil y Uruguai. Pedagogia Social y educacional social. 1ª edição. Unidad de Medios Técnicos, Ediciones y Comunicación (UMTEC), Uruguay, 2016, 147 p.
CRISPIM, R. I. C. A educação integral proposta pelo programa mais educação: revisão bibliográfica. Anais. CINTED: Congresso Internacional de Educação e Inclusão. Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidades. 2015, p. 1-10,Campina Grande, Paraíba. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_10_49_idinscrito_4799_ed59b2e6c43a453e73ef26aec6726b06.pdf. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
DULCE, J. A. S. U.; STRIEDER, M. O (Des)interesse dos professores frente as atividades em contraturno. Revista Eletrónica Actualidades Investigativas em Educación [online], vol. 15, n. 1; 2015. p. 1-18 Disponível em http://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v15n1/a26v15n1.pdf. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
EBOLI, T. Uma experiência de educação em tempo integral. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Bahia: MEC – INEP, 1969. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001840.pdf Acesso em 13 junho 2017.
FARIA, T. C. L. de. Reflexões sobre a implantação do programa mais educação na rede municipal de ensino do Natal, RN. Revista Quipus [online], vol. 01, n. 01; p. 25-37, 2011. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/index. Acesso em: 10 maio 2016.
FIGUEIREDO, J. S. B. A Educação em tempo integral no contexto das políticas públicas brasileiras. Anais do IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 14 a 16 de abril de 2014, Porto, Portugal . p. 1-15. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT5/GT5_Comunicacao/JacquelineDeSousaBatistaFigueiredo_GT5_integral.pdf. Acesso em: 01 de janeiro de 2017 2016.
FREITAS, C. R. de; GALTER, M. I. Reflexões sobre a educação em tempo integral no século XX. Educere et Educare – Revista de Educação, Projeto Saber, Universidade do Oeste do Paraná, Cascavel, 2007, vol. 2, n. 3, p. 123 – 138.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Dialogos. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL: Domínio Epistemológico, 2012, vol. 18, n. 2; p. 10-32.
LECLERC, G. F. E.; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral e em tempo integral. Educar em Revista [online], n. 45, p, 91-110, 2012. Disponível em: www.scielo.com. Acesso em: 10 maio 2016.
MACHADO, F. P. Escola de horário integral: dia-a-dia concretizando utopias. In: COELHO, L. M. C. da C.; CAVALIERE, A. M. V. Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 2-14.
MAGER, M. et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: Eduem, 2011.
MARTINIS, P. Sujeto de la educación y discurso pedagógico (social). O acerca de la continuidad entre sujetos sociales y sujetos educativos. In: CAMORS, J. et al. Reflexiones sobre las prácticas educativas em Brasil y Uruguai. Pedagogia Social y educacional social. 1ª edição. Unidad de Medios Técnicos, Ediciones y Comunicación (UMTEC), Uruguay, 2016, p. 39-54.
MULLER, V. R.; RODRIGUES, P.C.; ÁLVARO, J. D. F. Sujeitos de direitos: experiências de Educação Social com crianças e adolescentes no Brasil. In: CAMORS, J. et al. Reflexiones sobre las prácticas educativas em Brasil y Uruguai. Pedagogia Social y educacional social. 1ª edição. Unidad de Medios Técnicos, Ediciones y Comunicación (UMTEC), Uruguay, 2016, p. 19-38.
PARO, V. Escola em tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez, 1988.
PAULA, E. M. A. T. de; MACHADO, E. R. A pedagogia social na educação: análise de perspectivas de formação e atuação dos educadores sociais no Brasil. Anais do CONGRESSO NACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092008000100005&script=sci_arttext. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
PINEL, H.; COLODETE, P. R.; PAIVA J. S. Pedagogia social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes & epistemologias. Revista Conhecimento em Destaque [online], vol. 01, n. 02, s/p. 2012. Disponível em: http://www.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/index. Acesso em: 10 maio 2016.
RIBEIRO, M. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Revista Educação e Sociedade [online], vol. 27, n. 94; p. 155-178, 2006. Disponível em: www.scielo.com. Acesso em: 10 maio 2016.
SOUZA, C. R. T.; MÜLLER, V. R. Educador social: conceitos fundamentais para sua formação. Anais do IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, 2009, p. 3201-3214. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2658_1385.pdf. Acesso em 11 de janeiro de 2017.
ZUCCHETTI, D. T; MOURA E. P. G. Educação não escolar e universidade: necessárias interlocuções para novas questões. Anais da 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 2007, p. 1-14, Caxambu, Minas Gerais/ Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 10 maio 2016.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-12-19
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21