O discurso religioso em uma escola de Educação Infantil: entre o silenciamento e a discriminação

Autori

  • Jordanna Castelo Branco UFRJ
  • Patricia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991162

Abstract

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991162


Este artigo discute parte dos resultados de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvida em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, cidade situada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que contou com observações participantes em uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade no período de outubro de 2010 a agosto de 2011. Fundamenta-se teoricamente nos estudos da linguagem de Bakthin (1995, 2006), da laicidade (BOBBIO, 1999; CUNHA, 2011; FISCHMANN, 2008) e da filosofia e sociologia da infância (BENJAMIN, 1993; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2010). O presente artigo tem como objetivo analisar como discursos religiosos que circulam pelo cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil se articulam a questões étnico-raciais, reproduzindo, na escola pública, exclusão e discriminação. O estudo apontou que a não laicidade da escola pública, com a naturalização da explicitação pública de um credo e o uso da escola como lugar de evangelização, desconsidera as diferenças e discrimina, principalmente, as religiões afro-brasileiras.

 

Palavras-chave: Infância, Educação Infantil, Democracia, Laicidade.

Metriche

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Biografie autore

Jordanna Castelo Branco, UFRJ

Mestre em Educação pela UFRJ, Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ.

Patricia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Didática da UFRJ, Professora do Programa de Poós-Graduação e Educação da UFRJ,Doutora em Educação pela PUC-Rio. Desenvolve pesquisa nas áreas da infância, Educação Infantil, linguagem, alfabetização, leitura , escrita e literatura infantil.

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Pubblicato

2015-11-25

Come citare

BRANCO, Jordanna Castelo; CORSINO, Patricia. O discurso religioso em uma escola de Educação Infantil: entre o silenciamento e a discriminação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 128–142, 2015. DOI: 10.14244/198271991162. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1162. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos
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