A percepção sobre a discriminação étnico-racial entre crianças do Brasil, Colômbia e Peru
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991161Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991161
O presente artigo faz um recorte de uma pesquisa maior que envolveu instituições educativas públicas do Brasil, Colômbia e Peru e procurou apreender em que medida e de que forma a discriminação era percebida por todos os segmentos da comunidade escolar. Tem como objetivo discutir as percepções de crianças com idade entre cinco a oito anos acerca da discriminação étnico-racial presente nesses contextos. Já há produções (como GODOY, 1996; CAVALLEIRO, 1998; SILVA, 2002; DIAS, 2007; SOUZA e CROSO, 2007, OLIVEIRA e ABRAMOWICZ, 2010; DUARTE, 2011) que investigam a existência de processos discriminatórios na educação de crianças; no entanto, em geral, não são trazidas as próprias perspectivas infantis. No presente trabalho, essa perspectiva é vista como direito da criança e possibilidade de ampliar o conhecimento acerca de tema ainda pouco visível nos contextos educativos. Para a escuta das crianças, foram utilizadas quatro estratégias que valorizaram as suas competências e consideraram a relação assimétrica de poder entre elas e os pesquisadores. Direta ou indiretamente, todos os grupos de crianças expressaram discriminação tendo como base o pertencimento étnico-racial. Enquanto algumas delas exprimiram a própria discriminação em relação a colegas, outras relataram situações discriminatórias de que já foram vítimas. Elas parecem se apropriar de algumas visões preconceituosas presentes na nossa sociedade ao identificarem os negros como tendo características negativas e pertencerem a uma minoria. Não surpreende, portanto, que crianças negras tenham mostrado dificuldade de se identificarem como tais.
Palavras-chave: Discriminação étnico-racial, Discriminação em contexto educativo, Perspectiva de crianças, Pesquisa com crianças.
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