A diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: Análise de três tendências contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991111Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991111
No cenário atual de produção de obras literárias para crianças no Brasil, há um crescimento significativo de livros que abordam questões étnico-raciais nos últimos anos, o que pode ser visto como uma provável consequência das leis que instituem o ensino da cultura e da história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. Diante desse contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como a literatura infantil contemporânea brasileira tem abordado questões étnico-raciais. A partir de 22 obras recentes publicadas no Brasil, foi possível verificar a existência de três principais tendências. Na primeira, a diferença étnica é representada através de situações de racismo que correspondem ao conflito narrativo das histórias. Ao longo do enredo, o conflito é superado, o que sugere, ao leitor, uma clara lição de fraternidade e/ou aceitação do diferente. Em uma segunda tendência, os personagens negros infantis são inseridos em tramas cujos principais conflitos não decorrem diretamente de questões étnico-raciais. Nesses livros, a negritude não é caracterizada como um elemento que desencadeia conflitos típicos de narrativas lineares, mas está presente e se dilui em intenções estéticas mais amplas. Na terceira tendência, por fim, agrupam-se títulos que discorrem sobre a diversidade de forma celebratória. Nessas obras, a temática específica da diferença étnico-racial se dilui no tratamento conferido à diversidade e à diferença, de forma geral.
Palavras-chave: Literatura infantil, Questões étnico-raciais, Diferença.
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