Relações étnico-raciais e formação docente: Situações de discriminação racial na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991092Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991092
A Lei nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira, representou grande avanço no sentido da construção de uma educação antirracista. Contudo, a educação infantil está ausente dessa regulamentação legal. Além disso, observa-se pequena presença da educação infantil nos trabalhos que abordam relações étnico-raciais. Em contrapartida, situações de discriminação racial não são raras no cotidiano de creches e pré-escolas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir situações de discriminação e preconceito vividas no cotidiano da educação infantil envolvendo questões étnico-raciais, bem como refletir sobre suas implicações para a formação docente. Analisaremos algumas cenas presenciadas por estudantes de um Curso de Pedagogia em contexto de estágio curricular. A discussão girará em torno de duas questões. Uma delas é a dificuldade de os estudantes identificarem situações de discriminação racial como tais, naquilo que entendemos ser manifestação do “mito da democracia racial”. A segunda diz respeito à forte presença do chamado “preconceito de marca” nas situações relatadas, em que a tonalidade da pele e o tipo de cabelo de crianças pequenas são as características alvos de discriminação. Por fim, apontamos como a formação docente é fundamental para o enfrentamento de situações de discriminação racial e de preconceito étnico, bem como para a construção de uma educação antirracista.
Palavras-chave: Educação infantil, Discriminação racial, Formação docente.
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