Discursividade das memórias na produção de políticas-práticas curriculares frente ao discurso de obsolescência da escola
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6060Mots-clés :
cRésumé
O presente artigo se insere no campo do currículo e tem como objetivo discutir questões referentes à construção de teorias em torno do campo do curricular. Assim, questionamos inicialmente a possibilidade de haver uma única teoria curricular; posteriormente fazemos uma reflexão sobre o discurso de obsolescência da escola que tem permeado os diálogos sobre educação nos últimos anos e como isto tem reverberado sobre o campo de produção de políticas curriculares, e em seguida traçamos uma discussão sobre as relações entre essas políticas e as práticas curriculares desenvolvidas por professores em suas salas de aula, compreendendo-os como produtores de currículo e não meramente executores e assim traçamos uma relação entre esta produção curricular em movimento com a construção e emergência de memórias como movimentos discursivos desses professores Dialogando com referenciais de enfoques pós-estruturais, buscamos problematizar se há possibilidade ou não de falarmos em “uma teoria” curricular, evidenciando ainda como esses elementos se relacionam na construção de políticas curriculares que perseguem qualidade da educação. Assim, trazemos como conclusões, ainda que provisórias e abertas a outras possíveis leituras, que o pensar-praticar-pensar do professor, pode se apresentar como uma constante construção discursiva que não somente reconfigura as políticas-práticas curriculares, mas que o faz produtor de currículos.
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© Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida 2024
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14