Formação para a docência na Pós-Graduação brasileira: construtos didáticos e curriculares
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6021Mots-clés :
cRésumé
Este texto decorre de pesquisa realizada no âmbito de Grupos de Estudos e Pesquisas em uma universidade pública paulista, com a participação de docentes universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica da rede pública. Tem por objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), perspectivados pela didática, currículo e docência. O corpus é constituído por 41 disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE, disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da universidade pública estudada. São evidenciados e problematizados nesta pesquisa os construtos pedagógicos necessários à área da docência universitária tendo em vista a formação didático-pedagógica de pós-graduandos. A análise dos planos de ensino das disciplinas do PAE aponta que a maioria apresenta o predomínio da didática instrumental, aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos e entendimento insuficiente de metodologia de ensino que dificultam a compreensão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o estudo revela também a potencialidade dos cursos de pós-graduação pensarem a docência no ensino superior para além das prescrições metodológicas, ou seja, incorporarem nos processos de ensinar e aprender a lógica dos saberes (dimensão epistemológica), a lógica dos modos de aprender (dimensão psicopedagógica), os contextos socioculturais e institucionais que fazem a mediação com o ensino enquanto prática social. Espera-se que essas considerações tragam contribuições para os coordenadores e professores do Programa PAE no sentido da formação para a docência dos pós-graduandos, futuros professores universitários.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14