O Jornal Escolar "O Estudante Orleanense" e as representações de maternidade e mãe: um diálogo possível com a filosofa Simone de Beauvoir
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271994834Mots-clés :
cRésumé
A investigação aqui apresentada teve como intenção pesquisar, por intermédio da análise documental, as representações de maternidade e mãe no Jornal Escolar “O Estudante Orleanense” produzidos entre os anos de 1949 e 1973 pelos/as alunos/as do Grupo Escolar Costa Carneiro. A referida instituição de ensino se encontra localizada no munícipio de Orleans, no extremo sul do estado de Santa Catarina. Atualmente, a escola tem a denominação de Escola de Educação Básica Costa Carneiro e pertence à rede pública estadual de ensino desde sua fundação, na década de 1930. O Jornal Escolar constitui-se em um artefato pedagógico que esteve fortemente presente nos educandários catarinenses durante o século XX e que, atualmente, está salvaguardado nos acervos documentais de algumas escolas. Ao todo, foram encontrados 57 Jornais Escolares que estão disponibilizados no Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), no formato virtual. A análise foi realizada à luz de algumas das reflexões apresentadas na obra “O Segundo Sexo”, da escritora francesa Simone de Beauvoir (1949), sendo o tema elencado na produção da filósofa as questões relacionadas à maternidade.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cintia Gonçalves Martins, Giani Rabelo 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-01-31
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22