DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
DOI :
https://doi.org/10.14244/%2519827199228Résumé
Democracia e participação – pressupostos da escola pública contemporânea – caracterizam o modelo de gestão escolar em que a comunidade se utiliza de mecanismos de participação institucionalizados para influenciar nos rumos da educação e da escola. Este artigo discute como os mecanismos de participação na escola podem se constituir em espaços de decisão. Neste trabalho privilegiou-se, de um lado, o conceito de escola democrática – que implica na existência de democracia e participação como seus pressupostos – e, por outro, o projeto pedagógico da escola como requisito formal para a abertura democrática da escola pública. Os dados da pesquisa provieram de observações sistemáticas do cotidiano escolar e do questionamento de dezessete professores, distribuídos em oito escolas integrantes da Rede de Ensino Pública Estadual de Santa Catarina. Analisando a participação dos professores nas Instâncias de Gestão Escolar Democrática (IGEDs), procura-se desenhar um panorama da gestão democrática na escola pública, segundo as categorias democracia e participação. Salienta-se a presença de resquícios de estrutura verticalizada de gestão, associada a pouca contribuição das IGEDs para a gestão escolar democrática e o respectivo enfraquecimento de seu poder representativo. O artigo conclui pela necessidade de um olhar atento ao valioso papel do professor na valorização das IGEDs nas escolas e ressalta a importância do empenho das comunidades escolares na busca pelo direito de decidir os rumos da educação.Palavras-Chave: Escola democrática. Gestão democrática. Colegiados. Mecanismos de participação.
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Publiée
2011-11-23
Comment citer
STÜRMER, Arthur Breno. DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 124–135, 2011. DOI: 10.14244/%19827199228. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/228. Acesso em: 22 déc. 2024.
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