PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Auteurs

  • Maristela Gatti Piffer UFES
  • Cláudia Maria Mendes Gontijo UFES

DOI :

https://doi.org/10.14244/19827199166

Résumé

Este artigo discute o trabalho com a produção de textos escritos em uma instituição de educação infantil, a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada pela abordagem metodológica do estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2005, em uma turma de crianças na faixa de seis a sete anos de idade. As análises, sustentadas na perspectiva dialógica de linguagem de Mikhail Bakhtin, focaram as práticas de produção de textos com os gêneros textuais que foram recorrentes na sala de aula: as histórias em quadrinhos e os textos de opinião. Além da leitura e dos conhecimentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, a produção de textos escritos é considerada, neste artigo, como uma dimensão importante na alfabetização e, por isso, ela é enfatizada neste trabalho. A investigação da prática educativa evidenciou que as professoras envolvidas no estudo se preocuparam em desenvolver propostas em relação a esse tipo de trabalho, mas apontou também a necessidade de criação de condições apropriadas para que as crianças tenham o que dizer e se sintam, dessa forma, motivadas a escrever textos.

Palavras-chave: Alfabetização; produção de textos; infância.

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Biographie de l'auteur

Cláudia Maria Mendes Gontijo, UFES

Professora do Departamento de Linguagem, Cultura e Educação, integrante da Linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Educação pela UNICAMP.

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Publiée

2011-05-29

Comment citer

PIFFER, Maristela Gatti; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 57–78, 2011. DOI: 10.14244/19827199166. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/166. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2011-05-29