Inclusão escolar na educação de jovens e adultos (School inclusion in youth and adult education)
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271991624Résumé
This study investigates the perceptions of teachers about the assistance provided to students with special educational DTGDAHDS at a state educational institution in Londrina (Brazil) that exclusively offers the modality of Youth and Adult Education (EJA). For this, we applied an instrument to collect data on 24 participants whose questions were about school inclusion in EJA. The results showed that most teachers did not receive specific training to meet pupils with special educational DTGDAHDS. These professionals reported that they are dissatisfied with the developed work, highlighting the lack of training and capaciting programs as the main caus. Data also showed that, in seeking help and support for professional practice, teachers usually rely on colleagues with specific training and the school teaching staff. Several points highlighted as barriers for effective school inclusion are related to questions present in any heterogeneous class and not specifically with students with special educational DTGDAHDS. Thus, it is believed that the inclusion in the school environment can be a reality and that the teacher is a key element in the consolidation of this process.
Keywords: Education. EJA. Inclusion. Teacher Training.
Este trabalho procura investigar as percepções de professores sobre o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em uma instituição estadual de ensino de Londrina (Brasil) que oferta exclusivamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi aplicado um instrumento de coleta de dados a 24 participantes, cujos questionamentos versaram sobre a inclusão escolar na EJA. Os resultados demonstraram que a maior parte dos professores não recebeu formação específica para atender a alunos com DTGDAHS. Esses profissionais relataram que se encontram insatisfeitos com o trabalho desenvolvido, destacando como principal causa a falta de formação. Os dados mostraram ainda que, na busca por auxílio e respaldo para a prática profissional, os professores normalmente recorrem aos colegas com formação específica presentes na escola e à equipe pedagógica. Vários pontos destacados como entraves para a efetivação da inclusão escolar dizem respeito às questões presentes em qualquer turma heterogênea e não especificamente a alunos com DTGDAHS. Assim, acredita-se que a inclusão no ambiente escolar seja realidade possível e que o professor é elemento fundamental na consolidação desse processo.
Palavras-chave: Educação. EJA. Inclusão. Formação de professores.
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