Incidentes críticos nas trajetórias profissionais de gestores escolares
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https://doi.org/10.14244/198271991278Résumé
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991278
A gestão escolar constitui um dos grandes desafios para a qualidade da educação na contemporaneidade. Conhecer a trajetória de seu protagonista, o gestor, vivenciada em tempo e contexto diversos daqueles em que ele atua, é fundamental para orientar a formação continuada, assim como para reorientar a formação inicial de professores, futuros gestores. De modo a contribuir para esse conhecimento, apresentamos resultado de uma investigação biográfico-narrativa que buscou identificar os incidentes críticos presentes na vida profissional de gestores escolares de um município de médio porte em determinada região do Estado de São Paulo, Brasil. Respostas a um questionário permitiram a caracterização de 25 gestores, das 32 unidades escolares do município pesquisado, e a seleção de nove para entrevista. As entrevistas, transcritas e organizadas em biogramas, mostraram que esses profissionais, em sua maioria mulheres, diferentemente dos homens entrevistados, não direcionaram sua carreira para a função gestora. Os incidentes críticos mais regulares nas trajetórias profissionais referem-se à influência de superiores que indicaram seu nome ou que os incentivaram aos estudos para concursos de ingresso na gestão escolar; ao nascimento de filhos, que estimulou o progresso na carreira e/ou imprimiu uma pausa, para posterior investimento; à formação inicial, pois, para os participantes, o curso de Pedagogia é considerado importante para a docência, mas insuficiente para o exercício da gestão. Considera-se que a formação para a gestão deva ser intensificada na formação continuada e revista/alterada na formação inicial, de modo que as atividades gestoras correspondam aos objetivos de uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Formação, Gestor escolar, Incidentes críticos, Trajetórias profissionais.
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