Sociologia da infância, raça e etnografia: Intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271991115Résumé
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991115
Este texto aborda brevemente a noção de raça em seus termos históricos/sociológicos, relacionando-a com os estudos que vem empreendendo a sociologia da infância na pesquisa sobre/com crianças. Entende-se que esses estudos colaboram na compreensão da(s) infância(s) existente(s) em nossa sociedade, marcada(s) pelas diferenças e também pelas desigualdades sociais. Destaca-se, de modo especial, a questão raça, o que não significa que o debate sobre gênero, classe ou origem seja desconsiderado. Essa decisão foi tomada apenas para priorizar o estudo sobre esse tema, considerando que pouco são os estudos sobre o tema na área da sociologia da infância. Reconhece-se que, em certos momentos da análise, esses temas surgem, relacionados, e torna-se árdua a tarefa de encontrar os lugares onde esses eventos se cruzam ou se separam. Ao incluir as questões étnico-raciais na pesquisa com crianças, questionam-se as noções de neutralidade e de universalidade presentes nas ciências humanas e destaca-se o debate sobre infância(s) de uma perspectiva que amplia olhares, buscando novas formas de compreender realidades. Parece importante também que se possam questionar os percursos metodológicos utilizados para pesquisas e perceber o quanto elas levam em conta os dados relacionados aos aspectos de raça em suas análises. Por fim, para fazer avançar a interface entre o estudo das relações étnico-raciais e a sociologia da infância, vemos a etnografia – método antropológico – como potente metodologia de pesquisa com crianças.
Palavras-chave: Sociologia da infância, Etnografia, Raça, Infância negra.
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##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24