THE VALUE OF AN INTERCÂMBIO: BRAZILIAN STUDENT MOBILITY, BILATERALISM & INTERNATIONAL EDUCATION

Auteurs

  • Eric Spears Mercer University

DOI :

https://doi.org/10.14244/198271991005

Résumé

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991005

A emergência do Brasil no âmbito da economia mundializada como participante do BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) mobilizou o governo federal brasileiro a estabelecer um programa estatal de mobilidade acadêmica (Programa Ciência sem Fronteiras) de modo a fazer avançar o capital social do país (general intellect) e a infraestrutura em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) relacionadas à indústria. Investimentos públicos e privados no programa de mobilidade acadêmica transformaram o modo como o governo brasileiro e as universidades valorizam o intercâmbio estudantil com os Estados Unidos. As áreas de conhecimento relacionadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática recebem maiores financiamentos se comparadas às humanidades, às ciências sociais e às artes. Este desenvolvimento alterou a forma como a mobilidade estudantil nos Estados Unidos é organizada e, ao mesmo tempo, mudou a trajetória da internacionalização educacional brasileira. Esta pesquisa apresenta uma análise conceitual do Programa Ciência sem Fronteiras, baseando-se na perspectiva de economia política crítica. O ensaio conceitua a iniciativa do Programa Ciência sem Fronteiras nos níveis mundial, nacional e local.  O texto explora, ainda, as implicações que a parceria educacional bilateral Brasil-EUA poderá ter sobre a política, as práticas universitárias e, finalmente, sobre o financiamento da mobilidade dos estudantes brasileiros.

Palavras-chave: Programa Brasileiro de Mobilidade Científica, BRIC, Capitalismo e Valor.

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Biographie de l'auteur

Eric Spears, Mercer University

Director of BRIM, the Brazil Institute at Mercer University and a co-director of an international research project called The Political Economy of Higher Education (Grupo de Estudos Sobre Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana) at the Federal University of São Carlos (UFSCar). He is an Assistant Professor of Geography in Mercer’s College of Liberal Arts is a Brazilian specialist that focuses on the political economy of urban sustainability (favelas), political ecology, and international education.  E-mail: spears_ek@mercer.edu

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Publiée

2014-05-01

Comment citer

SPEARS, Eric. THE VALUE OF AN INTERCÂMBIO: BRAZILIAN STUDENT MOBILITY, BILATERALISM & INTERNATIONAL EDUCATION. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 11–21, 2014. DOI: 10.14244/198271991005. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1005. Acesso em: 30 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Conferências
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