Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância

Autores/as

  • Milene Francisca Coelho Sobreira Universidade Federal de Viçosa
  • Lourdes Helena da Silva UFVi

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199915

Resumen

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

 

A Pedagogia da Alternância tem se destacado nas últimas décadas no Brasil, principalmente no interior do movimento de Educação do Campo. Apesar de sua importância e seu uso em expansão, ainda são escassas as pesquisas que enfocam a temática da construção do conhecimento na dinâmica pedagógica da alternância. É, neste contexto, que o presente trabalho tem, como objetivo, iniciar uma discussão sobre a centralidade da vida na Pedagogia da Alternância e como esta centralidade reflete num modo novo de compreensão do processo de construção do conhecimento. Na operacionalização deste propósito, realizamos um resgate histórico da origem e da expansão da Pedagogia da Alternância, destacando em sua gênese e, principalmente, nas experiências brasileiras de formação por alternância, a dinâmica como com a qual o conhecimento vem sendo proposto nessa prática pedagógica. Nossas análises indicam que a realidade e a vida são elementos desencadeadores na constituição da Pedagogia da Alternância e de sua forma de compreensão do processo de construção do conhecimento. Particularmente na sociedade brasileira, o diálogo das experiências de formação por alternância com os ideais pedagógicos de Paulo Freire e do movimento da Educação do Campo tem gerado inúmeras e diferentes experiências educativas que, como elemento comum, assumem uma perspectiva de que o conhecimento deve ser construído a partir da vida, na relação dialética entre ação e reflexão.

Palavras-chave: Educação do campo, Alternância, Processos educativos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Milene Francisca Coelho Sobreira, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei, especialização em educação pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Lourdes Helena da Silva, UFVi

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Possuí pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

SOBREIRA, M. F. C.; SILVA, L. H. da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 212–227, 2014. DOI: 10.14244/19827199915. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/915. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-10-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-06-09
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20