A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal

Autores/as

  • Maria Martins Sousa Universidade de Granada
  • Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199785

Resumen

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199785

A qualidade da relação entre a escola e a família é apontada pelas teorias e pelos modelos de desenvolvimento como fator relevante para o desenvolvimento harmonioso de crianças, adolescentes e jovens, sendo mesmo apresentada por alguns estudos, realizados em nível nacional e internacional (como mostraremos ao longo do texto), como determinante no que diz respeito ao nível do seu desempenho escolar e educativo. O conhecimento e a aceitação dessa correlação forte e positiva parecem reunir algum consenso. Contudo, a realidade mostra outra faceta, continuando a revelar-se de grande complexidade a concretização dessa relação de cooperação. Neste artigo, são apresentados os resultados mais relevantes de um estudo realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada , cujo objetivo fundamental foi a caracterização da participação e do envolvimento das famílias nas escolas dos 2º. e 3º. Ciclos (correspondentes aos últimos cinco anos do Ensino Fundamental no Brasil – 10-15 anos) de um concelho  da região centro de Portugal, através da percepção de encarregados de educação e de professores, que desempenham as funções de direção de turma . Os dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas, revelam uma percepção generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos para todos os envolvidos, enfatizando, no entanto, a existência de dificuldades bilaterais na sua concretização.

Palavras-chave: Escola, Participação e envolvimento parental, Relação escola-famílias.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Martins Sousa, Universidade de Granada

Doutora em Ciências da Educação

Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Universidade do Minho

Vice-Presidente IE Profª Auxiliar Instituto de Educação-Institute of Education Universidade do Minho-University of Minho Campus de Gualtar 4750-057, Braga, Portugal Tel. Gab. +351253601239 Fax. +351253600201

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

MARTINS SOUSA, M.; SARMENTO PEREIRA, M. T. J. A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 321–344, 2014. DOI: 10.14244/19827199785. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/785. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-02-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-15
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20