Dos caminhos formativos e processos de relação com o saber aos projetos de si: pesquisa biográfica com jovens universitários/as

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6915

Palabras clave:

Jovens universitários, Relação com o saber, Pesquisa biográfica, Projeto de si, Aprendizagens biográficas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da entrevista de pesquisa biográfica para estudar os sentidos que jovens universitários/as atribuem às suas experiências e, em especial, em relação às articulações entre os processos formativos e seus projetos de si. Tem como referencial teórico a pesquisa biográfica, em diálogo com os estudos sobre a relação com o saber e a hermenêutica, para analisar as entrevistas de pesquisa biográfica. Para tanto, apresenta a metodologia utilizada, suas etapas e algumas análises da pesquisa realizada com estudantes de uma universidade francesa sobre seu percurso de formação e os modos como constroem as perspectivas de futuro. Identifica-se que a pesquisa biográfica se apresenta com um profícuo referencial teórico-metodológico para estudar as juventudes e suas relações com as experiências universitárias, nas dimensões epistêmica, social e identitária de sua relação com o saber, o que permite identificar indícios de como os/as estudantes constroem seus capitais biográficos, com os quais articulam seus projetos de si, em uma sociedade em que projetos de futuro são incertos e estão em constante mutação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas

Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq, é doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), com estágio de doutorado na França pela Universidade Sorbonne Paris Nord - (CAPES-COFECUB) entre 2003 e 2004. Mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot, pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e em 2016/2017 sob a supervisão da Profa. Dra. Christine Delory-Momberger, pela Universidade Sorbonne Paris Nord. Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP, iniciou como professora na educação básica no ensino público de São Paulo em 1989 a 2001 como professora de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Participou do programa MOVA-SP a partir de 1991, integrando, no ano seguinte, a equipe de formação de educadores populares desse programa, a partir dos princípios teóricos e metodológicos de Paulo Freire. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação - GPEJUV-UFAL, criado em 2010, faz parte da Rede Internacional de Relação com o Saber (RIRSA), coordenada por Bernard Charlot e participa da associação Biograph. É integrante do Collège International de Recherche Biograque en Éducation, o GIS Le Sujet dans la Cité, sendo associada ao Laboratório EXPERICE (https://experice.univ-paris13.fr/profil/rosemeire.reis/), na Universidade Sorbonne Paris Nord, a partir de uma colaboração iniciada no pós-doutorado entre 2016 e 2017. Suas pesquisas se inscrevem nas correntes socioantropológicas de educação e da hermenêutica crítica, ao colocar em diálogo o paradigma do biográfico e a teoria da relação com o saber. As pesquisas focalizam a educação das juventudes, em especial do ensino médio e da universidade, com interesse nas aprendizagens situadas no entrecruzamento de experiências diversas, inscritas em múltiplos espaços sociais, inseparáveis de processos identitários e de formação de si. Para tanto, três áreas se articulam: relação com o saber, pesquisa biográfica em educação (auto)biográfica e sociologia da juventude. Consultora Ad hoc CNPq. É pesquisadora no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL, com a disciplina "Juventudes e Escolarização", seminário de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação". Trabalha como docente nos cursos de Licenciatura nesta mesma instituição com as disciplinas "Didática" e "Juventudes e cultura escolar".

Citas

ABRANTES, P. Os sentidos da escola: identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras: Celta Editora, 2003.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Os fundamentos antropológicos de uma teoría da relação com o saber. Revista Internacional Educon, Aracaju, v.2, n.1, p.1-18, jan.-mar. 2021.

DAYRELL, J. A escola faz juventudes? Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, ed.esp., p.1105-1128, out. 2007.

DELORY-MOMBERGER, C. Da condição biográfica. Educar em Revista, Curitiba, v.37, e77147, 2021.

DELORY-MOMBERGER, C. (org.). Vocabulaire des histoires de vieet de la recherche biographique. Toulouse: Érès, 2019. p.81-85.

DELORY-MOMBERGER, C. La condition biographique: essais sue le récit de soi dans la modernité avancée. Paris: Téraèdre, 2009.

DELORY-MOMBERGER, C. De quel savoir la recherche biographique en éducation est-elle le nom? In: DIZERBO, A. La recherche biographique: quels savoirs pour quel les puissance d’agir? Espace éditorial. La Sujet dans la Cité, Paris, Actuels, n.6, p.11-22mar. 2017.

DELORY-MOMBERGER, C. Histoires de vie et recherche biographique en éducation. Paris: Anthropos, 2005.

DELORY-MOMBERGER, C. La recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Paris: PUSG, 2014.

DELORY-MOMBERGER, C. O poder formativo e performativo da narrativa na pesquisa biográfica em educação: entrevista com Christine Delory-Momberger, realizada por Valérie Melin. Trad. Rosemeire Reis. Debates em Educação, [S.l.], v.14, n.35, p.17-29, 2022.

FERRAROTTI, F. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2014.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos. v.4: estratégia, poder, saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

JULIEN, F. Iln’yapas d’identité culturelle. Paris: L’Herme, 2016.

PASSEGGI, C.; SOUZA, E.C.; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr.2011.

REIS, R. Processos de mobilização e/ou de desmobilização em relação aos estudos para jovens e adultos no Ensino Médio. Relatório final de pesquisa para o Estágio de Pós-Doutorado em Educação sob a supervisão de Bernard Charlot (UFS). Aracaju: Universidade Federal de Sergipe (UFS), 2012. Disponível em: https://redereperes.wixsite.com/reperes/relatorios-e-pos-doutorados. Acesso em: 10 dez. 2022.

REIS, R. Le sens donné par les étudiants français à leurs “perspectives d’avenir” et à leurs “projets de soi” dans la modernité avancée. Relatório final de pesquisa. Estágio de Pós-Doutorado em Educação, Université Sorbonne Paris Nord, Paris, 2017.

REIS, R. Relação com o saber de jovens do Ensino Médio: modos de aprender que se encontram e se confrontam. Curitiba: Appris, 2021a.

REIS, R. Diálogos entre questões de pesquisa que orientam a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot e a pesquisa biográfica em educação de Christine Delory-Momberger. Revista Internacional Educon, Aracaju, v.2, n.3, p.1-18, 2021b.

REIS, R. Juventudes, vida universitária e relação com o saber: contribuições das narrativas de si. Debates em Educação, [S.l.], v.14, n.35, p.30–57, 2022a.

REIS, R. Pesquisa biográfica e heterobiografização: fonte de aprendizagens para o/a pesquisador/a. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 2020, 295–309

REIS, R. Narrativas del yo en la investigación con jóvenes de la universidad. Encuentro: Estudiantes de/en la universidad, narrativas y relación con el saber. Ciclo de Conversaciones: Investigación y Educación Narrativa. Conversaciones introductorias. Rio Negro: Universidad Nacional de Rio Negro (UNRN), 2022b, p.1-5.

REIS, R.; PEREIRA, A.S. (orgs.) Juventudes, culturas e formação: experiências e trajetórias de pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wpcontent/uploads/2023/03/EBOOK_Juventudes-culturas-e-formacao.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023.

RICOEUR, P. Temps et récit.Paris: Galimard, 1996.

SÉVE,L. Marxisme et théorie de la personalité. Paris: Éditions Sociales, 1968.

SEVE, L. Penser avec Marx aujourd’hui. Tome 2: “l’Homme?”. Paris: La Dispute, 2008.

VERCELLINO, S. Usos de la noción de relación con el saber en la investigación educativa y psicopedagógica. Educação, Santa Maria, v.45, p.1-26, 2020.

WEISS, E. Más allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en México. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.41, n.esp., p.1257-1272, dez.2015.

Publicado

2024-11-15

Cómo citar

REIS, R. Dos caminhos formativos e processos de relação com o saber aos projetos de si: pesquisa biográfica com jovens universitários/as. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6915172, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6915. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6915. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Relação com o saber e perspectivas de formação
##plugins.generic.dates.received## 2024-11-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15