São todos os docentes iguais? Aproximações à diversidade e desigualdade laboral a partir dos docentes estrangeiros em Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6849Palabras clave:
Condições do trabalho docente, Escolarização, Internacionalização da educação, Desigualdades socioeducacionaisResumen
O sistema educativo argentino se organiza a partir de dois subsistemas de
gestão, quais sejam: o de gestão estatal e o de gestão privada. Dentro da diversidade e
heterogeneidade das escolas primárias e secundárias, se encontram as instituições
educativas internacionais, compostas por colégios binacionais. O artigo se caracteriza como
uma investigação qualitativa sobre a escolarização internacional na Argentina. Mediante
entrevistas com agentes escolares – autoridades e docentes – e análises de documentos
institucionais, o estudo busca indagar acerca das razões e motivos da internacionalização
das escolas e sua “orientação global” como uma etapa do passo de ser bilíngue. Além
disso, pretende estudar os passos e descompassos e possíveis desacordos entre os planos
de estudos internacionais e locais, considerando os impactos para as carreiras tanto de
estudantes quanto de professores ao se incorporarem a programas deste tipo. Importante
destacar que tal conjunto de problematizações é pertinente em um contexto em que os
professores estrangeiros têm sido considerados um ativo – commodity – neste tipo de
escolas. Ademais, de certo modo, a inclusão dos docentes estrangeiros está articulada com
a intencionalidade de incorporar discursos educativos globais nas escolas locais, implicando
em uma série de questões específicas que as pesquisadoras visibilizam na tessitura dos
resultados do estudo, tais como: condições de contratação, conflitos entre docentes
internacionais e locais, o âmbito da dimensão econômica na pesquisa, a coexistência de
diferentes enfoques pedagógicos e acadêmicos nas instituições particulares, entre outros.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Viviane Castro Camozzato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13