São todos os docentes iguais? Aproximações à diversidade e desigualdade laboral a partir dos docentes estrangeiros em Buenos Aires

Autores/as

  • Liliana Mayer Consejo Nacional en Investigaciones en Ciencia y Técnica (CONICET), con sede en la Universidad Abierta Interamericana (UAI), Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6849

Palabras clave:

Condições do trabalho docente, Escolarização, Internacionalização da educação, Desigualdades socioeducacionais

Resumen

O sistema educativo argentino se organiza a partir de dois subsistemas de
gestão, quais sejam: o de gestão estatal e o de gestão privada. Dentro da diversidade e
heterogeneidade das escolas primárias e secundárias, se encontram as instituições
educativas internacionais, compostas por colégios binacionais. O artigo se caracteriza como
uma investigação qualitativa sobre a escolarização internacional na Argentina. Mediante
entrevistas com agentes escolares – autoridades e docentes – e análises de documentos
institucionais, o estudo busca indagar acerca das razões e motivos da internacionalização
das escolas e sua “orientação global” como uma etapa do passo de ser bilíngue. Além
disso, pretende estudar os passos e descompassos e possíveis desacordos entre os planos
de estudos internacionais e locais, considerando os impactos para as carreiras tanto de
estudantes quanto de professores ao se incorporarem a programas deste tipo. Importante
destacar que tal conjunto de problematizações é pertinente em um contexto em que os
professores estrangeiros têm sido considerados um ativo – commodity – neste tipo de
escolas. Ademais, de certo modo, a inclusão dos docentes estrangeiros está articulada com
a intencionalidade de incorporar discursos educativos globais nas escolas locais, implicando
em uma série de questões específicas que as pesquisadoras visibilizam na tessitura dos
resultados do estudo, tais como: condições de contratação, conflitos entre docentes
internacionais e locais, o âmbito da dimensão econômica na pesquisa, a coexistência de
diferentes enfoques pedagógicos e acadêmicos nas instituições particulares, entre outros.

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Biografía del autor/a

Liliana Mayer, Consejo Nacional en Investigaciones en Ciencia y Técnica (CONICET), con sede en la Universidad Abierta Interamericana (UAI), Buenos Aires, Argentina

Doctora en Ciencias Sociales (Universidad de Buenos Aires). Investigadora del CONICET con sede en la Universidad Abierta Interamericana, Buenos Aires. Directora del Centro de Altos Estudios en Educación (CAEE) en la UAI. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7364-4048

Publicado

2024-10-13

Cómo citar

MAYER, L. São todos os docentes iguais? Aproximações à diversidade e desigualdade laboral a partir dos docentes estrangeiros em Buenos Aires. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6849123, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6849. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6849. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Para Pensar la Docencia en la Educación Básica
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##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13