Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS

Autores/as

  • Edward Castro Pessano Unipampa
  • Iara Garcia Muller Unipampa
  • Marcus Morini Querol Unipampa
  • Vanderlei Folmer Unipampa
  • Robson Puntel Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199651

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199651

O presente trabalho avalia as concepções de Ciências de educadores e estudantes da Educação Básica, em uma escola no interior de uma unidade de restrição de liberdade em Uruguaiana-RS, Brasil. Além disso, buscou-se identificar quais as estratégias do ensino de Ciências são adotadas nesse ambiente, a fim de proporcionar um processo voltado à ressocialização e à alfabetização científica. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados e a avaliação qualitativa foi desenvolvida segundo a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a concepção de ciência é variada e ampla, especialmente dos estudantes. Em relação às estratégias de ensino desenvolvidas, verificou-se que as mesmas podem estar desfavorecendo o processo de alfabetização científica, muito provavelmente pelas questões de segurança existentes dentro da escola. Contudo, apontam-se, como alternativas para a superação dos problemas, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de estratégias educacionais a partir do uso da ciência como ferramenta, a fim de tornar as aulas mais interessantes e promover a formação cidadã.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Concepções, Espaços com restrição de liberdade.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Edward Castro Pessano, Unipampa

Licenciado em Ciências Biológicas, servidor publico federal, pesquisador do Grupo de estudos em nutrição, saúde e qualidade de vida - GENSQ.

 

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

PESSANO, E. C.; MULLER, I. G.; QUEROL, M. M.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 58–80, 2014. DOI: 10.14244/19827199651. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/651. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20