Plataformas e tecnologias digitais: estudo piloto de um questionário destinado a agentes educativos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996041Palabras clave:
cResumen
A criação de Agrupamentos de Escolas como novas formas de organização da rede escolar e desenvolvimento de projetos educativos pretendeu reforçar a autonomia, quebrar o isolamento entre escolas e potenciar a articulação entre os diversos níveis de ensino. Foi neste contexto que se reconheceu que a modernização tecnológica das escolas, com recurso às plataformas e tecnologias digitais (PTD), poderia facilitar a comunicação entre os diferentes membros da comunidade educativa, os AE e a comunidade exterior. As potencialidades educativas destes meios digitais em contexto escolar, enquanto recurso essencial para a comunicação no seio dos AE, justificam a relevância do estudo que aqui apresentamos. Enquadrado num projeto de investigação de dimensão nacional, foi construído um inquérito por questionário destinado a conhecer perceções de lideranças escolares, professores, alunos e assistentes técnicos sobre as PTD em uso nas escolas, finalidades com que são utilizadas e os seus efeitos na dinâmica de funcionamento dos agrupamentos de escolas. O presente artigo descreve as etapas exploratórias associadas ao percurso inicial de construção desse inquérito por questionário, dirigido a agentes educativos reconhecidos como sendo informadores privilegiados. A versão final dos inquéritos por questionário revelou-se adequada para prosseguir com a recolha de dados no âmbito do projeto, permitindo a caraterização, de dimensão nacional, das PTD em uso nos AE em Portugal e seus efeitos nos processos de gestão educacional e de comunicação
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Derechos de autor 2024 Sandra Teodósio Valadas, Preciosa Fernandes , Luana Muchacho , Isabel Fialho , Carla Vilhena
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##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01