EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: EXPERIÊNCIAS NOS ESTADOS UNIDOS E EM MALI
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199563Resumen
Estudantes negros, como grupo, recebem um tratamento inferior tanto pelas políticas neoliberais quanto por escolas urbanas desprovidas de recursos; nas penitenciárias privadas, americanos negros são o grupo majoritário. O presente artigo contesta o pensamento e a teorização do modelo de Déficit Cultural, sobre a linguagem e a cultura das crianças negras, que têm sido tão prevalentes nos EUA. A pesquisa discutida nesse artigo interrompe este discurso da inferioridade negra e põe em evidência a importância de os estudantes desenvolverem uma consciência negra crítica, o que pode contribuir para sua excelência cultural e acadêmica. A pedagogia emancipatória para a liberdade humana, a qual promove que os estudantes tenham um senso positivo de identidade e de seu grupo étnico-racial, também é discutida. Ensino emancipatório para consciência negra crítica e liberdade humana significa resgatar história, memória e identidade de forma que os estudantes entendam a situação da América negra de uma perspectiva crítica e histórica. Educação para esse tipo de consciência requer que se conecte os estudantes às suas famílias, à história de suas comunidades e a seus ancestrais. São apresentados cinco princípios da pedagogia emancipatória que podem guiar a preparação do professor, o desenvolvimento do currículo, do texto didático, e da instrução baseada em padrões, bem como a promoção de relações étnico-raciais positivas. Estes são: conscientização, crítica da ideologia/crítica do racismo como ideologia, agência cultural/resistência à opressão, epistemologia dialética e ensino através de artes culturais. O exemplo do Clube Songhoy, um laboratório pedagógico para ensino da herança cultural a estudantes, doutorandos e pais engajados, demonstra como o ensino do idioma e cultura songhoy conecta os estudantes com sua herança africana, “do Nilo, ao Níger, ao bairro”. O ensino desse legado é fundamental, dado que o norte do Mali está ocupado por extremistas muçulmanos que destruíram artefatos culturais históricos em Timbuktu.Palavras-chave: Black Education; pedagogia emancipatória; consciência negra crítica; identidade étnico-racial.
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Publicado
2012-11-27
Cómo citar
KING, J. E. EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: EXPERIÊNCIAS NOS ESTADOS UNIDOS E EM MALI. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 64–83, 2012. DOI: 10.14244/19827199563. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/563. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
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